Dia do Porteiro: entenda quem é e o que faz esse funcionário dentro do condomínio

Mais lidas

Você chega no condomínio e a primeira pessoa que o recebe, dando bom dia e permitindo sua entrada às dependências do imóvel é o porteiro. Ele é figura presente no dia a dia de todos que moram ou trabalham nesse tipo de moradia; e também faz o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviço. Tanta responsabilidade com a segurança patrimonial faz do porteiro um funcionário de grande relevância e é por isso que o Dia do Porteiro, celebrado em 9 de junho, também deve ser destacado. 

Mas, quem é o porteiro? 

O porteiro é o funcionário de confiança do condomínio que controla o acesso ao empreendimento, exercendo a função de guardar o local e garantir a proteção de todos. Com o passar do tempo, o perfil desse profissional sofreu mudanças. Na portaria, esse funcionário agora lida com a tecnologia e suas respectivas ferramentas, com funcionalidades que asseguram o condomínio e seus moradores. 

Educação,cordialidade, boa postura, formação em cursos especializados, conhecimento de tecnologias e foco no crescimento profissional são apenas algumas das características do novo perfil de porteiro. Para atuar nessa função, também é importante ser discreto com as inúmeras situações que presencia constantemente, e ter responsabilidade e atenção com o fluxo de acesso ao condomínio.  

Como ele atua?

O porteiro é responsável pelas correspondências, encomendas e delivery que chegam para os condôminos. Ele deve seguir as regras do condomínio, mantendo a ordem e segurança de todos os moradores. Assim, para evitar a insegurança gerada pela entrada de estranhos no condomínio, é indicado que esse funcionário da portaria faça a distribuição das cartas e, no caso de pacotes, que o morador seja interfonado para receber seu pedido na portaria. 

No acesso ao condomínio, é essencial que ele faça contato com a unidade indicada pelo visitante ou prestador de serviço, para que o condômino autorize ou não a entrada do mesmo. Em caso de dúvida, é conveniente solicitar que o morador venha identificar visualmente o visitante. Este deverá aguardar a autorização do lado de fora do condomínio.

A segurança da guarita e vigilância contínua do condomínio, impedido o ingresso de veículos e pessoas estranhas, sem prévia identificação, são responsabilidades dos porteiros e fazem parte das ações que garantem maior proteção condominial. Uma grande responsabilidade que faz desse um profissional relevante e valoroso para quem mora em condomínios. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias