O universo que se abre quando um filme começa tem o poder de transformar perspectivas, impulsionar ideias e inspirar pessoas. O Estadão Imóveis convidou 5 executivos do mercado imobiliário para indicar as obras audiovisuais que impactaram a forma como eles enxergam o setor. De cinebiografias de grandes nomes do empreendedorismo mundial a retratos sobre o mundo corporativo, confira a lista completa:
Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD
Filme: À procura da felicidade (2006)
Diretor: Gabriele Muccino
Disponível em Netflix
“O filme é um exemplo para todas as áreas. Para o ramo imobiliário ele traz ensinamentos sobre persistência e a importância de não desistir dos seus objetivos. Com um vendedor como protagonista, a obra é inspiradora para todos aqueles que possuem sonhos e metas que precisam ser alcançadas.
A mensagem é de investir tempo, energia, esperança e não desistir do seu objetivo. Imóveis são bens de alto valor, para a grande maioria representa a maior conquista de uma vida e para os corretores, muitas vezes, um sonho distante de realização. Cada produto tem sua alma e conhecer cada detalhe e saber explorar os argumentos faz toda diferença para encontrar seu novo comprador
Henrique Sotere Jr., Diretor de Vendas da Construtora Patriani
Filme: Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo (2012)
Diretor: Bennett Miller
Disponível em Netflix
“O filme é baseado na história real de Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, e sua tentativa de montar uma equipe competitiva com recursos financeiros limitados. Ao lado do economista Peter Brand, eles desafiam conceitos antigos, priorizando estatísticas como porcentagem de base atingida e corridas criadas ao invés de critérios convencionais como número de rebatidas e home runs.
A história destaca a importância da análise de dados e da inovação no esporte, além de oferecer uma reflexão sobre temas como determinação, coragem e a busca pelo sucesso em face da adversidade.
Apesar de não possuir um vínculo direto com o mercado imobiliário, é possível fazer analogias e extrair lições que podem ser aplicadas ao setor, principalmente pensando na formação de equipes de vendas. Por exemplo, a ideia de usar análise de dados e métricas para identificar oportunidades ou estratégias eficazes para treinar e alavancar as vendas.
O filme destaca a importância de desafiar modelos convencionais, adotar abordagens inovadoras e buscar constantemente maneiras de melhorar o desempenho, utilizando dados e estatísticas, que muitas vezes não são observadas”.
Ygor Chrispin, Gerente de Transações de Escritórios na Colliers Brasil.
Filme: A Grande Aposta (2015)
Diretor: Adam McKay
Disponível em Netflix
“A Grande Aposta” aborda o mercado imobiliário de uma perspectiva diferente. Ele é baseado em uma história real sobre um grupo de investidores que previram a queda do mercado imobiliário e a crise financeira de 2007-2008. O ponto alto é como eles analisam as tendências do setor e descobrem as falhas no sistema, o que acaba rendendo um bom retorno, ao investirem contra os grandes bancos.
Este ótimo filme mostra bem a natureza especulativa desse mercado e os dilemas éticos de quem tenta lucrar com sua instabilidade. Vale a pena assistir e refletir sobre como essas coisas funcionam nos bastidores das finanças e da economia.”
Caio Maroni, diretor comercial do Grupo ADN
Filme: Fome de Poder (2016)
Diretor: John Lee Hancock
Disponível em MAX
“Fome de Poder é um filme que retrata a história da ascensão da rede de fast-food McDonald’s e seu fundador, Ray Kroc. Uma das conexões do McDonald’s com o mercado imobiliário é uma estratégia de negócios chamada “franchising” ou “franquia”.
Na década de 1950, Ray Kroc percebeu que uma das chaves para o sucesso da loja era a localização estratégica dos restaurantes. Em vez de simplesmente ser uma empresa de alimentos, o McDonald’s começou a se posicionar como uma empresa imobiliária. Kroc criou uma companhia separada chamada Franchise Realty Corporation, que era responsável por comprar terrenos e construir os estabelecimentos. Esses locais eram, então, alugados para os franqueados, garantindo uma fonte estável de renda para a empresa.
Essa estratégia permitiu ao McDonald’s expandir rapidamente, pois os franqueados não precisavam se preocupar em encontrar locais adequados para seus restaurantes. Além disso, a empresa muitas vezes lucrava tanto com os aluguéis quanto com as vendas de alimentos. Portanto, o mercado imobiliário desempenha um papel crucial em seu modelo de negócios e crescimento de uma das maiores marcas do mundo”.
Manoel Neto, Diretor de Negócios do Grupo Superlógica
Filme: 99 Casas (2014)
Diretor: Ramin Bahrani
“O filme aborda as execuções hipotecárias e a crise imobiliária, oferecendo uma perspectiva sobre as dificuldades enfrentadas por proprietários em situação de risco e a ética no setor imobiliário. Importante para entender os impactos sociais do mercado imobiliário”.
Imagem: Freepik
Fonte: Estadão Imóveis