Recursos Humanos em condomínios

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Quem reside e/ou administra um condomínio reconhece as semelhanças desse tipo de moradia com uma empresa. Um espaço que tem exigido a contratação de profissionais cada vez mais capacitados para assumir multifunções. Assim, a administração condominial deve ter conhecimentos básicos sobre gestão de Recursos Humanos, para integrar essas pessoas e captar melhor suas habilidades.

O síndico deve sempre ter em mente que faz parte do seu exercício administrativo acompanhar e estimular a execução das tarefas dos colaboradores, além do relacionamento entre os membros da equipe. Isso independente do tamanho do condomínio e do quadro de funcionários. As ações provenientes da gestão de pessoal terão um papel fundamental na interação entre funcionários, administração e moradores.

Reter bons profissionais passou a ser um grande desafio para muitos síndicos, e a alta rotatividade de funcionários não é algo positivo para a organização do condomínio, muito menos para a segurança de seus moradores, que passam a conviver com pessoas estranhas à sua rotina com mais frequência. Por isso, adotar práticas de incentivo ao colaborador pode ser uma boa alternativa.

Além de registrar adequadamente o funcionário conforme sua função, salários compatíveis com cada atividade e pagos com pontualidade, e um pacote de benefícios como plano de saúde, plano odontológico e tickets de alimentação e refeição são exemplos de estímulos para fidelizar o colaborador e aumentar seu grau de satisfação com o emprego.

O clima de trabalho agradável é outro ponto importante quando se trata de manter o funcionário contente. Para isso, a administração deve observar a forma como os moradores tratam os colaboradores do condomínio, as condições de trabalho, a valorização desse profissional e investir em treinamentos e reciclagens.

Uma equipe satisfeita produz mais e com melhor qualidade. Além do próprio colaborador, o condomínio sai ganhando porque tem sua manutenção e segurança executadas com mais eficiência; e garante também que os moradores tenham mais tranquilidade e confiança nos serviços oferecidos dentro do condomínio.  

Normas trabalhistas

Rigor com as normas trabalhistas são indispensáveis na gestão de recursos humanos. O controle e gerenciamento corretos da escala de trabalho, horas extras, folgas, férias, pagamento de férias e 13º salário devem ser criteriosamente seguidos para não gerar nenhum conflito entre o funcionário e a administração do condomínio, inclusive de natureza judicial.

Imagem:Freepik

Fonte: Redação Prednews

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