Uso de bom senso e etiqueta social são importantes fatores quando se fala sobre compartilhar um mesmo ambiente. Quando o ambiente em questão é um condomínio, esses itens têm ainda mais relevância. Numa convivência coletiva, cordialidade é a regra básica para que haja o mínimo de entendimento entre todos.
A frase do poeta inglês, John Donne, “nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo” diz muito sobre a vivência em condomínio. Afinal, esse é um espaço onde as diferenças precisam ser diariamente amenizadas e a coletividade pensada e praticada em cada ação. O diálogo e a tolerância também são itens indispensáveis para que o dia a dia do morador de um condomínio não se torne um tormento.
Quer ser educado com seus vizinhos e considerado um bom morador pela comunidade condominial? Então siga as dicas abaixo:
- Não estacione na vaga do seu vizinho:
Além de ser contras as regras do condomínio, é chato chegar em casa depois de um longo e cansativo dia de trabalho e se deparar com a vaga preenchida por um veículo que não é o seu. Já pensou nisso? Colocando-se no lugar do outro você evita uma série de transtornos.
- Seja simpático e cordial:
Um simples bom dia pode quebrar o gelo entre vizinhos, soar como educação e ainda garantir uma boa convivência no condomínio. Dê boas-vindas aos novos moradores, oferecendo ajuda caso eles necessitem.
- Respeite as regras:
O condomínio conta com as regras do seu Regimento Interno e Convenção para assegurar a organização e o pleno funcionamento do patrimônio comum. Conheça o conteúdo desses documentos e siga as orientações neles contidas sobre barulho, animais, horários, obras, mudanças, entre outros.
- Respeite os funcionários do condomínio:
Os funcionários do condomínio são contratados para demandas referentes ao próprio condomínio. Não é aceitável que nenhum morador peça favores ou serviços particulares em horário de expediente desses funcionários.
- Cuide dos ambientes comuns:
Uma das grandes vantagens de morar em um condomínio é poder desfrutar da sua área de lazer. Mas, vale lembrar que, além de você e seus convidados, outras pessoas também querem fazer uso desses espaços. Cumpras as normas de utilização (limpeza, manutenção, reserva, quantidade de usuários, etc.) da piscina, churrasqueira, playground, Salão de Festas e outros.
Imagem: Pixabay
Fonte: Redação Prednews