Se você planeja mudar a cor da sua casa ou colorir apenas alguma parede, antes vale a pena compreender o que cada cor tem a oferecer. Isso mesmo, cada cor pode transmitir uma sensação específica e interferir na rotina e nas emoções de quem habita ou visita o ambiente. Entender o significado dessas cores ajuda na composição de espaços aconchegantes e valorizados.
As cores claras, por exemplo, podem ser utilizadas para dar sensação de amplitude ao espaço desejado. Assim, especialistas dão a sugestão de duas cores numa mesma parede, com a divisão feita à meia altura, para quem precisa alongar um ambiente; devendo a parte inferior ser pintada com cores mais escuras e a parte superior com tons leves.
Já as cores mais escuras podem facilitar a busca de quem quer aproximar espaços. Se o ambiente trabalhado é muito extenso e se deseja encurtá-lo, é possível ter esse efeito por meio da aplicação de uma cor mais clara na parte inferior e tons mais escuros na parte superior.
Outras expectativas podem ser alcançadas apenas com as cores usadas em um determinado espaço. O ambiente pode ser iluminado com a cor branca, que reflete a luz e passa a impressão de amplitude. Se a ideia é dar destaque para objetos, aplicar uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo pode ser a melhor opção. E até rebaixar o teto sem mexer em nada na sua estrutura pode ser feito usando as cores, para isso, basta pintar o teto com uma cor mais escura que as paredes.
Além de profundidade, aproximação ou iluminação, as cores podem ainda expressar emoções. Confira o que algumas delas representam e onde melhor se encaixam nos imóveis:
Amarelo: transmite alegria, estimulando a criatividade e a comunicação, e favorecendo novas ideias e agilidade mental. Ideal para espaços de lazer, como piscina, churrasqueira, varanda gourmet, sala de estar e de TV.
Vermelho: está ligado ao calor, vitalidade e aos estímulos, mas também ao estresse e irritabilidade, por isso é preciso saber bem em qual ambiente usá-lo. Na cozinha, ele aguça o paladar e traz mais prazer às refeições.
Laranja: em tons claros, traduzem movimento e entusiasmo, enquanto em tons escuros podem favorecer as sensações de medo, insegurança e desamparo. É preciso atenção com isso. Por estimularem a diversão, podem combinar bem em salões de festas, bares, cozinhas e copas.
Azul: possui efeito calmante e incita serenidade. Perfeito para dormitórios.
Verde: traz a sensação de conforto e ajuda no equilíbrio das emoções. Pelo seu frescor e suavidade, o verde pode estar em salas de estudo, em home-offices e salas de espera.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews