Com uma significação tão relevante, as luzes natalinas não podem esbarrar bruscamente no aumento da conta de energia elétrica e deixar menos iluminado um período do ano no qual a iluminação compõe um cenário para as comemorações.
Pensando nisso, o Prednews separou algumas dicas valiosas para garantir um Natal cheio de luzes brilhantes e com uma conta de energia menos assustadora no fim do mês. São elas:
- Utilize as lâmpadas de LED
Cada vez mais citadas quando se trata de economia na conta de luz, as lâmpadas de LED têm maior durabilidade, podendo chegar a 50.000 horas de vida útil (número relevante quando comparado ao tempo de duração da lâmpada normal, que chega apenas a 10.000 horas). Além disso, elas produzem menos calor, o que também as torna mais seguras; e ainda brilham mais intensamente.
- Verifique a potência das lâmpadas
É importante que, durante a escolha dos enfeites luminosos para o Natal, seja verificada a potência desses produtos. Quanto mais potente e maior tempo de uso, maior será o consumo energético do enfeite. Já os de menor potência representam menor consumo de energia.
- Na madrugada, desligue as luzes de Natal
Na madrugada, quando há forte redução no fluxo de pessoas, não há necessidade de manter os pisca-piscas e demais luzes dos enfeites natalinos ligados. Esse é um horário onde quase todos já estão dormindo e a decoração de Natal não será apreciada. Além da economia, desligar as luzes é uma medida de segurança, pois pode evitar certos acidentes.
- Não use benjamins
Os benjamins são multiplicadores de tomadas, utilizados para conectar diversos aparelhos elétricos numa mesma tomada. Seu uso não é recomendado no caso de pisca-piscas, pois a conexão de muitos fios em uma única tomada pode gerar sobrecarga na rede elétrica e resultar, inclusive, em incêndios.
- Planeje a decoração
Não vale a pena investir na decoração de espaços que não são frequentados. Planeje adequadamente os locais de maior circulação e visibilidade para trabalhar a ornamentação natalina.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews