Muito mais que uma boa impressão, a limpeza de um condomínio é sinônimo de conforto, bem-estar e saúde para seus moradores, e ainda contribui para a conservação da estrutura condominial. E para que essa limpeza aconteça de forma satisfatória para a administração e para os moradores, é necessário planejamento para organizar e controlar os gastos e o tempo utilizados nesse serviço.
Uma equipe de funcionários qualificada também é importante para que o planejamento de limpeza do condomínio seja bem executado. O profissional responsável por manter o condomínio limpo deve ser treinado e atualizado com as inovações do mercado, incluindo produtos e procedimentos operacionais de higienização.
Mas, antes de dar início ao planejamento, o síndico deve ter conhecimento sobre os diferentes níveis de limpeza condominial, que são: limpeza geral, limpeza de manutenção e limpeza de conservação.
A limpeza geral é a mais ampla, limpa todas as áreas, principalmente as áreas de grande circulação, como elevadores e halls. A limpeza de manutenção é mais leve, porém implica em uma maior atenção e pode ser feita até mais de uma vez por dia para atingir o objetivo desejado e manter determinadas áreas limpas constantemente. A limpeza de conservação é feita em horário comercial, como o recolhimento do lixo na área comum, por exemplo.
A utilização adequada de materiais e equipamentos é outra dica importante. O síndico pode consultar os profissionais da limpeza antes da compra dos materiais, pois eles possuem uma noção da quantidade de produtos utilizada no condomínio.
Os horários corretos para cada tipo de limpeza, o número de funcionários e a variedade de pisos do condomínio são pontos que devem entrar no planejamento do síndico. Um cronograma de limpeza pode ser uma boa saída para organizar os horários em que a equipe de funcionários deve atuar, evitando transtornos e prejuízos à mobilidade dos moradores.
O condômino é outra peça fundamental para manter a limpeza do condomínio. Ele deve ter consciência de não jogar lixo no chão ou pela janela do apartamento, orientar as crianças a não sujarem as paredes do prédio, preservar a limpeza dos elevadores, assim como de todos os equipamentos que pertencem ao condomínio e serão usados por todos.
Bons hábitos de limpeza valorizam o aspecto visual do condomínio, aumentam sua durabilidade estrutural, afastam doenças provocadas pelo acúmulo de sujeira e promovem um convívio harmônico entre os moradores.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews