Impacto da incidência solar no preço do imóvel

Mais lidas

Quando o sol bater na janela do teu quarto, você pode até lembrar da famosa música da banda Legião Urbana, mas certamente também lembrará se fez a escolha correta do imóvel para morar. Isso porque, a incidência solar pode influenciar significativamente no valor final do seu patrimônio. Para se ter um ideia, a incidência do sol no imóvel com fachada voltada para norte pode valorizá-lo até 10% em relação às propriedades que são voltadas para o sul.

Pela localização quase total do território brasileiro no hemisfério sul, a face norte recebe a maior incidência de sol durante o dia e a face sul é a que recebe menos sol. Já a face leste recebe o sol da manhã e a face oeste o sol da tarde. Essas orientações solares servem de base para os projetos arquitetônicos, que buscam cada vez mais o conforto e bem-estar dos usuários e investidores desses imóveis. 

Seguindo essas condições naturais, os ambientes internos das unidades são planejados e construídos conforme a posição do sol. Dessa forma, quartos e varandas, por exemplo, estão melhores posicionados para a face leste, recebe o sol da manhã; enquanto na face oeste, onde incide o sol da tarde e pode provocar maior aquecimento ao local, é interessante posicionar os ambientes de pequena e média permanência. Aspectos que um profissional de arquitetura considera antes de elaborar seus projetos e executá-los. 

Mas, e quem não é um profissional da área e pretende adquirir um imóvel com boa incidência solar e conforto térmico? O PredNews trouxe algumas dicas para ajudar você nessa busca. Confira:

Pesquise: Pesquisar, considerando a incidência solar, é fundamental antes de fazer a aquisição de um imóvel. Uma maneira fácil de investigar como o sol incide sob a propriedade em negociação é o uso de aplicativos de bússola no celular, como o Sun Position app e OZ Sun Seeker, por exemplo, que informam em qualquer hora do dia detalhes sobre a posição do sol e quando ele vai brilhar em diferentes partes do imóvel. Por meio desses recursos tecnológicos é possível saber onde o sol nasce ao longo do ano, em que direção ele se põe, qual lado do imóvel recebe mais ou menos incidência solar e como será a presença do astro no verão e no inverno.  

Analise a planta do imóvel: Veja na planta a posição das janelas, se estiverem voltadas para o norte, a incidência solar na unidade será maior e a iluminação também, gerando economia na conta de luz. Já Imóveis voltados para o sul, podem ser mais frios e menos claros. 

Visite o imóvel em diferentes horários: Faça visitas em pelo menos em dois momentos distintos do dia ao imóvel desejado. Assim é possível verificar como sol da manhã e sol da tarde interferem na sensação térmica da propriedade.  

Depois de analisada a incidência solar diante do imóvel dos sonhos, se for constatada que a posição dele não é das melhores, ainda assim a localização acerca da comunidade, o valor do empreendimento, o orçamento disponível, entre outros aspectos, devem ser ponderados para a negociação final. Vale lembrar que a tecnologia é grande aliada nesses casos, aquecedores e ar condicionados, por exemplo, são opções eficazes para se atingir a temperatura desejada para o seu lar.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias