Promover a melhoria do relacionamento entre vizinhos do condomínio tem se tornado alvo de muitas gestões. Isso porque, por desconfiança, medo, timidez e até pela falta de tempo, hoje é comum, principalmente nos grandes centros urbanos, que moradores não saibam sequer o nome de quem mora ao lado ou à sua frente.
Agradar a todos de uma só vez é uma missão praticamente impossível, por essa razão, diferentes atividades podem ser realizadas em espaços múltiplos, para contemplar pessoas de vários gostos e idades. Churrascos aos finais de semana, bazares e passeios em conjunto são exemplos de ações desenvolvidas para proporcionar um ambiente mais saudável e aconchegante aos condôminos.
Uma horta comunitária dentro do condomínio é outro exemplo de que, com atitudes simples, é possível gerar interação entre os moradores, garantindo saúde e qualidade de vida. Nessa atividade, podem ser favorecidas pessoas de todas as idades, incluindo de crianças a idosos. Em pequenos espaços, com o solo corretamente preparado, exposição adequada ao sol e água, a horta pode resultar em economia para seus cultivadores e estimular a consciência ambiental de muitos.
Na maioria das vezes, essas ações de interação entre condôminos são organizadas pelo síndico, que assume o papel de monitor. Um condomínio em harmonia, onde existe união entre os moradores, reflete na tomada das decisões comuns, na manutenção mais eficiente e colaborativa de suas dependências, e até mesmo na racionalização de custos.
O convívio social não pode, entretanto, ser forçado. É importante que práticas de integração social sejam aplicadas no condomínio, mas é necessário saber respeitar a vontade do condômino de participar ou não. Quer saber como tornar a convivência do seu condomínio mais agradável? Confira aqui algumas dicas:
- Saiba quem são os condôminos. Traçando um perfil para eles, é possível direcionar e adaptar as atividades que serão praticadas.
- Ouça os condôminos. Eles podem contribuir significativamente para melhoria da gestão do condomínio e para o aumento da integração entre os moradores.
- Organize festas temáticas, aproveitando datas comemorativas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal e outros.
- Divulgue os eventos do condomínio de forma que o maior número possível de moradores fique sabendo. Isso pode aumentar a adesão a esse e futuros eventos.
Mas, antes de qualquer ação ser executada, o bom senso deve ser o aliado número um da boa convivência coletiva. Cumprimentar os vizinhos, respeitar os horários de silêncio e descanso, orientar os filhos a seguirem as normas do Regimento Interno, cuidar do seu animal de estimação para que ele não incomode com barulho excessivo ou sujeira, e manter as áreas comuns preservadas são indicativos de que educação e respeito são os primeiros passos quando se trata de integração.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews