Como lidar com a oposição à administração do condomínio

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Ninguém consegue agradar a todos. Isso é uma realidade nas diferentes esferas sociais, seja na escola, na igreja, no ambiente familiar ou político, e ainda em cargos públicos. Com o síndico é a mesma coisa, ele deve estar preparado para lidar com a oposição às ações e práticas decorrentes de sua gestão. 

A oposição de determinados moradores ao síndico pode acontecer pela discordância ou incompreensão sobre as atitudes do gestor, insatisfação com a gestão eleita, divergências pessoais ou disputas de poder, entre outros. Então como gerenciar de maneira eficiente um condomínio diante de determinadas resistências? Fique atento! O PredNews traz agora dicas para neutralizar esses conflitos com harmonia e inteligência.

Comunicação e diálogo: Duas palavras que possuem muita força e efetividade em uma gestão condominial são: comunicação e diálogo. Por meio de uma administração transparente, onde todas as dificuldades, decisões e resultados conquistados são comunicados aos moradores é possível eliminar, ou pelo menos reduzir, mal entendidos e incompreensões vindas dos condôminos. Essa comunicação pode ser feita de várias formas, sendo o diálogo uma ferramenta fundamental nesse contexto. Estabelecer um canal de interação direta via diálogo com o morador facilita o trabalho do gestor e otimiza sua gestão. Além disso, quadros de avisos nas áreas comuns, envio do balancete mensal das contas, assembleias frequentes e meios de comunicação (jornal, blog do condomínio, grupos no whats app) são outras opções relevantes e necessárias de mostrar o que está sendo feito.  

Divisão de tarefas: Centralizar funções e decisões sobrecarrega o síndico e pode ainda despertar certa desconfiança em alguns moradores. Ao dividir as tarefas com o corpo diretivo do condomínio (subsíndico e conselheiros), zelador e demais condôminos o síndico diminui a carga sob sua função e integra a comunidade condominial à sua gestão. O gestor pode ainda estimular a criação de comissões de moradores especializadas (obras, eventos, etc.), trazendo mais membros para perto da administração. Uma gestão compartilhada tende a ser mais eficaz às necessidades reais do empreendimento administrado e melhor aceita pela maioria.

Documentos: Dispor de recibos, comprovantes de pagamentos, notas ficais e planilhas que comprovem as ações realizadas durante a gestão respalda o síndico diante de qualquer acusação de morador. 

Manter a calma: O síndico deve manter o equilíbrio para não potencializar ainda mais os conflitos que podem ser causados por alguns condôminos. Ele não deve revidar as provocações e insinuações, assim como não deve alimentar brigas ou deixar de realizar seu trabalho no condomínio por perseguição. É importante verificar o que diz a legislação vigente sobre calúnias e danos morais em condomínios, utilizando-a caso necessário. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

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