Facções suspeitas de dominarem condomínios são alvos da polícia no RS

Mais lidas

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), uma operação para combater grupos criminosos suspeitos de controlar dois condomínios em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Segundo a delegada Luciane Bertoletti, eles utilizavam os locais como “bunkers” para a prática de crimes. Sete pessoas foram presas até o momento.

A investigação apontou que, em Canoas, duas organizações criminosas rivais dominaram condomínios que ficam em lados opostos da cidade. Um está localizado no bairro Mathias Velho e outro no Bairro Guajuviras.

Neste último, há cerca de 4.800 moradores. Segundo a polícia, o grupo dominava não só o fornecimento de drogas no interior e ao redor do condomínio popular, mas também controlava a administração do local — incluindo empresas de manutenção, limpeza, vigilância e até mesmo uma imobiliária, supostamente de propriedade dos criminosos.

O grupo expulsava moradores de dentro dos seus apartamentos e fazia os locais de depósito de drogas, armas, além de locar os imóveis para terceiros ou para membros da própria facção.

O esquema já se estendia por mais de um ano e envolvia crimes de tráfico de drogas, organização criminosa, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. Os líderes, que já estavam presos, operavam de dentro da cadeia.

“O condomínio está sob o controle desses criminosos, que garantem silêncio dos moradores, seja por medo ou por benefícios. Nosso objetivo foi desmascarar esse esquema e tirar esses criminosos de circulação”, destacou Bertoletti.

Ao todo, foram cumpridas 78 ordens judiciais nos dois complexos habitacionais de Canoas, e também nos municípios de Eldorado do Sul, Cachoeirinha, Rolante, Riozinho e São Leopoldo. Também foram cumpridas ordens judiciais em Santa Catarina.

Estão sendo investigados os crimes de tráfico de drogas, extorsão, cárcere privado, homicídio, lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção de menores.

Imagem: Freepik

Fonte: CNN

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias