Os jardins do condomínio são áreas importantes não apenas para o visual do condomínio como também para o convívio dos condôminos e valorização do patrimônio.
E quando o assunto é manutenção é preciso realizá-la adequadamente para não comprometer toda a estrutura, o solo e as plantas do jardim do condomínio.
E no período de primavera esses espaços chamam ainda mais atenção. Mas, lembre-se, eles devem estar bem cuidados durante todo o ano.
Mas, como deixar os espaços sempre bonitos? O primeiro passo pode ser contratar uma empresa especializada. E neste contrato de prestação de serviço pode incluir a estética do paisagismo, os períodos das visitas, a composição da equipe que irá executar os serviços.
Então vamos aos pontos que devem ser lembrados neste período quando o assunto é manutenção de jardins na primavera.
- Podas de galhos
A poda é importante para manter a planta saudável e é de grande importância neste período da primavera. A retirada de galhos danificados favorece o envio de nutrientes e possibilita a circulação de ar e evita o surgimento de insetos de fungos que podem matar a planta.
Mas, atenção! Nada de podar demais, pode apenas o necessário. O ideal é que essa poda seja feita uma vez por estação, ou seja, quatro vezes ao ano.
- Cuidados com a grama
Locais com gramas devem ter uma manutenção mais regular. Por exemplo, é importante sempre capinar essas áreas verdes para evitar o crescimento excessivo e a proliferação de ervas daninhas e insetos.
Mas, qual a periodicidade que devo podar a grama? Nas épocas mais quentes é recomendado que a grama seja podada toda semana, já no inverno o ideal é que essa poda aconteça a cada 15 dias. O ideal é deixar em oito centímetros de altura o gramado.
- Como evitar as pragas
Esse período de primavera é quando as doenças e pragas mais atacam. Isso acontece porque as árvores estão mais férteis e há muita atividade na natureza.
Quando o assunto é praga, duas se destacam por dar dor de cabeça. As lagartas, que devem ser removidas manualmente utilizando luvas, uma sugestão natural é utilizar arruda, que repelem as lagartas.
Com relação as formigas, que podem devastar o jardim, a dica natural é espalhar sementes de gergelim nos canteiros e no formigueiro. Se não resolver, você pode optar pelas iscas formicidas, que são vendidas em lojas de jardinagem.
- Plante espécies nativas
As plantas nativas se adaptam mais fácil em qualquer espaço, já que elas são próprias do clima. Por isso, são a melhor opção para os jardins, já que não darão tanto trabalho, pois não necessitam de tantos nutrientes ou irrigação.
Imagem: Unsplash
Fonte: Viva o Condomínio