Não é nada agradável ter que esperar debaixo de chuva ou de sol forte a liberação de um morador para entrada no condomínio. Dependendo do caso, uma visita que seria divertida pode até se tornar estressante. Para evitar esse tipo de transtorno, muitos condomínios já estão instalando coberturas em suas entradas.
Além do conforto e da funcionalidade para os condôminos, visitantes e prestadores de serviço (que muitas vezes precisam aguardar na portaria), as coberturas conferem beleza para a entrada dos prédios, proporcionando um design diferenciado à estrutura arquitetônica do empreendimento. E não apenas na portaria, as coberturas podem ainda ser instaladas em ambientes como a garagem, salão de festas, área da piscina ou churrasqueira, por exemplo.
O acompanhamento de um arquiteto proporciona maior segurança para o condomínio quanto à escolha do material e modelo usado para a cobertura. Esse profissional pode auxiliar na elaboração e execução correta da proposta de cobertura feita pela empresa contratada para o serviço.
Entre os materiais utilizados para a cobertura em diferentes áreas do condomínio estão:
Vidro: Esse tipo de material é caro e apresenta menor resistência em relação a outros. Ele pode conter proteção ultravioleta, proporcionando conforto término ao local. Para esse caso, o vidro indicado é o laminado, que trinca sem soltar cacos quando recebe impacto.
Policarbonato: Pela possibilidade de cores, formas e aplicação de desenhos, o policarbonato está entre os materiais mais procurados para coberturas. Entre as cores encontradas no mercado estão: verde, azul, cristal e branco, além de outras. A facilidade da manutenção é outro atrativo desse material, feita com a lavagem de sabão neutro e a pintura das suas hastes estruturais.
Lona: Composto de fibra de carbono, esse material é mais barato, porém mais fraco. Uma cobertura feita com esse material pode amarelar ou manchar; deve ser lavada com detergente neutro e mantida longe de materiais corrosivos.
Aluzinco: Telha ondulada resistente à corrosão e composta por alumínio, zinco e silício. Mais comumente usada em estacionamento e com grande durabilidade, a cobertura de aluzinco possui limitação no design.
Assim como é outras questões, a definição sobre orçamentos e que tipo de material será utilizado na instalação de cobertura para a entrada e outros locais do condomínio devem passar por aprovação em assembleia.
Imagem: Pexels
Fonte: Redação PredNews