Porteiro e zelador: qual a diferença entre eles?

Mais lidas

Segurança e organização são prioridades na rotina de um condomínio. Por isso, é importante que porteiro e zelador estejam sempre atentos às suas atribuições, contribuindo com a proteção e manutenção condominial. Mas e quando existem dúvidas sobre o que cada um deles faz? 

Saber quais as tarefas distintas desses cargos ajuda tanto os moradores, que podem recorrer ao funcionário certo; quanto o próprio funcionário, que tem a clareza sobre seu papel dentro do condomínio.  

Porteiro

O porteiro é a pessoa que controla a entrada e saída de pedestres e veículos das dependências condominiais. No acesso de pessoas estranhas ao condomínio, ele é o responsável por fazer contato com a unidade indicada, para a autorização ou não do condômino. 

É função do porteiro observar os fatos que acontecem na portaria. Tentar combater ativamente assaltos, por exemplo, é atribuição do segurança do condomínio. Esse é um ponto comumente confundido pelos moradores, que tendem a responsabilizá-lo por obrigações que não são suas. 

Também cabe ao porteiro receber e distribuir as correspondências aos moradores; transmitir as reclamações que recebe para o zelador e cuidar do protocolo de entrada e saída de equipamentos para manutenção. 

Zelador

O papel do zelador é zelar pelo bom funcionamento do condomínio. É dele a responsabilidade pelo sistema elétrico e hidráulico e a garantia da disciplina do local. Ele faz pequenos reparos, verifica a limpeza e organização das áreas comuns, confere o funcionamento dos elevadores e demais equipamentos, sendo, inclusive, responsável pela manutenção preventiva destes equipamentos. 

Esse profissional deve ter contato direto com o síndico e levar até ele as possíveis reclamações dos moradores. Cabe ainda ao zelador controlar os horários de entrada e saída dos outros funcionários do condomínio, distribuir as tarefas e fiscalizar o cumprimento delas. Também compete a ele providenciar os materiais necessários para a realização de serviços; além de montar, juntamente com o síndico, a escala de folgas dos funcionários.

Imagem: Pexels

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias