Em tempos de altas temperaturas, o ar condicionado deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser uma necessidade básica em escritórios, estabelecimentos comerciais e também em residências. Em condomínios, porém, a instalação desses aparelhos deve seguir algumas regras. Regras essas que garantam a estética da fachada, do projeto arquitetônico condominial e a segurança dos condôminos.
Sem planejamento, a instalação do ar condicionado em um condomínio pode ocasionar situações extremas como incêndios por curto circuito e desmoronamentos das construções. Por isso, o acompanhamento de um profissional é indispensável quando o que está envolvida é a estrutura predial.
A análise profissional sobre as condições de instalação desses aparelhos nos condomínios deve, inclusive, ser feita antes das discussões e deliberações em assembleia sobre os padrões que deverão ser exigidos.
Considerando aspectos como a tubulação e instalações elétricas, o laudo técnico deverá indicar os locais seguros para as instalações dos aparelhos, garantindo a sustentação do funcionamento do ar condicionado, a adequação do aparelho à rede elétrica do condomínio (que precisa suportar a demanda de carga) e a parte estrutural da construção.
A fachada do condomínio também deve ser preservada durante a instalação dos aparelhos de ar condicionados. O arranjo estético e a harmonia arquitetônica do prédio não podem ser prejudicados nesse processo, por isso, a padronização desses equipamentos deve ser rigorosamente discutida e aprovada em assembleia.
Após a elaboração profissional do projeto de elétrica, o síndico deve definir, juntamente com os condôminos, em assembleia, os modelos e tamanhos de aparelhos de ar condicionados, e o ponto de instalação destes.
E como se trata de um ambiente coletivo, quem mora em condomínio deve ainda ter atenção com os demais moradores quanto ao gotejamento provocado pelo uso do aparelho de ar condicionado. A água que sai do dreno pode pingar na sacada do andar de baixo. Além do barulho que pode incomodar com o passar do tempo, a umidade pode trazer fungos, que são indesejados no dia a dia de qualquer pessoa.
Ponderadas todas essas questões, antes de comprar um aparelho de ar condicionado, verifique junto às regras do seu condomínio e ao síndico as condições de instalação desse equipamento.
Imagem:Pixabay
Fonte: Redação Prednews