Um morador gosta de descansar no final de semana. Outro prefere chamar os amigos e familiares para dar uma festinha. Tem aquele condômino que trabalha nos fins de semana ou a noite, e por isso querem tranquilidade e silêncio durante o dia. Essas são apenas algumas das inúmeras realidades encontradas dentro de um condomínio. Então como torná-lo um ambiente agradável para todos, sem conflitos e maiores confusões?
Confira abaixo quatro dicas para evitar brigas no condomínio:
1. Seja educado e cordial
Aquele bom dia ao entrar no elevador pode até parecer uma coisa simples, sem muita importância, mas na realidade é uma boa estratégia para manter uma ambiente saudável dentro das dependências condominiais. Cumprimentar a vizinhança e os funcionários do condomínio, evitar brigas e fofocas, ou segurar a porta do elevador para quem está chegando próximo a ele são exemplos de atitudes pequenas que podem promover um bom relacionamento entre todos.
2. Use seu bom senso
Com bom senso, muitas situações desagradáveis podem ser solucionadas. O barulho excessivo, o descumprimento às regras de limpeza e manutenção das áreas comuns e seus equipamentos ou o mau uso das áreas compartilhadas como as garagens, por exemplo, podem ser facilmente resolvidos se cada morador exercitar seus direitos e deveres com bom senso. Saber que o condomínio é um ambiente coletivo e, como tal, deve ser vivenciado considerando as individualidades de todos é essencial para garantir a harmonia do local.
3. Esteja aberto ao diálogo
Uma das principais ferramentas pacificadoras dentro de um condomínio com certeza é o diálogo. Estar disposto a conversar com seu vizinho e com o síndico é fundamental para buscar as soluções de possíveis conflitos comuns em um tipo de moradia com espaços compartilhados. Dialogando, é possível se chegar a um acordo sobre quase todos os assuntos; agradando todos os lados e mantendo a harmonia condominial.
4. Conheça suas obrigações e direitos
Além dos direitos, cada morador também deve seguir uma série de deveres para manter a limpeza, organização, manutenção e preservação dos espaços condominiais e seus equipamentos. O Regimento Interno e a Convenção do condomínio são instrumentos essenciais para reafirmar as regras de cada empreendimento.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews