Cinco dicas para evitar multas no condomínio

Mais lidas

Quando se toma a decisão de morar em um condomínio, a primeira coisa que o morador deve ter em mente é a necessidade de viver coletivamente em harmonia, dividindo constantemente os mesmos espaços com outras pessoas. Para organizar essa convivência em comunidade, quando as regras estabelecidas em ambientes condominiais não são devidamente seguidas, o corpo diretivo geralmente aplica multas como forma de punição.

Evitar essas multas, porém, só depende da maneira como o condômino age. Respeitando as regras, os limites e a privacidade do vizinho, provavelmente o morador não estará sujeito a pagar multas. 

E para seguir as regras, a regra é ter bom senso. É necessário ser tolerante e agir com civilidade com os problemas condominiais que começam com a letra “B”: barulho em excesso e horários inapropriados, bichos de estimação que incomodam pelos ruídos ou pela sujeira; e bobagens, que são situações irrelevantes que devem ser suportadas quando se trata de vivência em condomínio. 

A Convenção e o Regimento Interno do condomínio são aliados importantes nesse processo de conscientização sobre os direitos e deveres dos moradores.Também são nesses documentos que devem constar as penalidades para cada regra descumprida. Eles devem ser construídos com a participação dos condôminos e a assessoria de um advogado, para garantir a legalidade das normas. 

Confira mais dicas para evitar as multas do condomínio:

  1. Não altere a fachada: além de gerar multa, o condômino pode ser processado pela construtora ou pelo arquiteto responsável por alteração de projeto sem autorização. 
  2. Respeite o uso da vaga de garagem: não estacione em uma vaga que é a sua, nem guarde objetos e entulhos nesse espaço. 
  3. Não atire objetos pela janela: além do risco de machucar alguém, essa é uma questão de educação. Essa é uma atitude inaceitável e gera multas.
  4. Respeite as regras de uso dos elevadores: elevador não é lugar de brincadeira, um conselho para crianças e adolescentes. É necessário saber a diferença entre o elevador social e de serviço. Transportes de animais, grandes volumes, lixo e mudanças devem ser feito pelo elevador de serviço. 
  5. Respeite as regras em caso de mudanças: certifique-se sobre os horários permitidos para realização de mudanças, assim com os locais por onde a mobília e demais objetos podem circular dentro do condomínio. As Convenções e Regimentos Internos também definem os dias em que as mudanças podem acontecer.
- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias