Condomínio e crianças: como conduzir essa relação

Mais lidas

Um ambiente mais seguro, com diferentes opções de lazer é o cenário ideal para pais em busca de um lar para habitar com seus filhos. Essa é uma das principais causas que motivam uma família a morar em um condomínio: as crianças. Para alguns, as crianças representam alegria, para outros podem ser um grande incômodo em determinadas circunstâncias. 

Pular, correr, cantar, brincar fazem parte de um rotina comum e saudável de qualquer criança. Porém, em condomínios, é possível que alguma dessas ações, ou todas elas juntas, totalizem situações desagradáveis para moradores; especialmente se, de fato, essas crianças desobedecem as regras de manutenção e preservação das áreas condominiais, ou o horário de silêncio que permite o sossego da vizinhança.  

Pequenos conscientes

Em casa, pais e responsáveis têm obrigação de esclarecer o que pode e o que não pode ser feito dentro das dependências condominiais aos pequenos. É indispensável que as regras destinadas à eles sejam explicadas conforme seu grau de entendimento e idade. 

Outro ponto que pode gerar bons resultados é aproximar as crianças da gestão do condomínio, permitindo que eles entendam que são integrantes dessa comunidade. Em uma assembleia infantil, por exemplo, é possível integrar os pequenos às normas previstas no Regimento Interno e Convenção do condomínio. É uma ótima oportunidade para explicar regras do empreendimento em que vivem e ainda de ouvir o que eles têm a dizer. 

O síndico-mirim, subsíndico e conselheiros podem ser eleitos para uma mini-gestão, onde pequenas responsabilidades podem ser atribuídas à eles. O uso da brinquedoteca, playground, piscina infantil, sala de jogos, além da participação na organização de eventos do condomínio, como o Dia das Crianças e Halloween são questões que despertarão interesse nesses pequenos gestores. 

Separar o lixo e explicar de forma didática como funciona a coleta seletiva e sua importância para o Meio Ambiente é uma atividade divertida e educativa para os pequenos moradores do condomínio. O Meio Ambiente também pode ser enaltecido com os cuidados do jardim do condomínio, onde as crianças e os pais podem trabalhar juntos para manter a vegetação bonita, enquanto fortalecem o laço de afeto entre si. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias