As novas tecnologias vieram para ficar. Disso ninguém duvida. Com os smartphones podemos utilizar uma infinidade de aplicativos, para as mais diversas finalidades, entre eles o WhatsApp, que permite o envio de mensagens instantâneas e nos conecta com o mundo. Em condomínios, essa ferramenta pode ser aplicada para encurtar distâncias entre moradores e ainda solucionar conflitos e outros problemas de forma eficiente. Entretanto, esse mesmo instrumento pode gerar transtornos no ambiente condominial.
O WhatsApp pode ser usado para a divulgação de dicas de boa vizinhança, segurança no condomínio, aniversariantes do dia, avisos, convites e outros assuntos relevantes. Vale lembrar que o aplicativo é um complemento na comunicação entre o síndico e os moradores, não substituindo as vias formais de informações do condomínio (comunicados, murais, editais, assembleias e reuniões), que devem ser rigorosamente seguidas.
Mas, em que momento um aplicativo tão útil e prático pode trazer complicações para a comunidade condominial? A partir do instante que ele se torna facilitador na divulgação de notícias falsas, as fake news.
As fake news abordam diversos assuntos, entre eles política, religião, educação, relacionamentos pessoais; e agora, mais do que nunca, saúde. Sim, com a pandemia da Covid-19, as notícias falsas sobre possíveis remédios e vacinas, formas não comprovadas de prevenção e número de casos e óbitos deturpados se espalharam nas redes sociais com a rapidez do próprio vírus na sociedade.
Como combater as fake news
Saber detectar essas informações falsas exige uma percepção crítica e verificadora de quem as recebe. Algumas fake news já demonstram de imediato que são notícias inverídicas, outras nem tanto. Na dúvida, busque fontes seguras e confiáveis para confirmar aquelas notícias que chegam no seu WhatsApp e em outras redes sociais.
Sempre leia a notícia por completo, pois é comum, em muitos casos, que a manchete traga um fato real, mas informações distorcidas no decorrer da matéria. Nunca repasse uma informação que chega até você sem antes fazer a checagem da sua veracidade. Apesar da boa inteção, sem confirmar a notícia você poderá estar contribuindo para a propagação de informações falsas.
Consequências das fake news
Durante a pandemia, uma fake news com métodos ineficazes de prevenção ao vírus pode resultar no aumento do número de casos do coronavírus ou gerar pânico desnecessário em outra parte da população. As fake news também podem enfraquecer o convívio saudável entre moradores e síndico em condomínios.
Imagem: Pexels
Fonte: Redação PredNews