Pesquisa mostra que houve um crescimento de 86% de 2018 a 2021 em relação à adesão ao serviço de portaria remota
De acordo com pesquisa realizada, que fornece informações sobre espaços residenciais, o número de condomínios na capital de São Paulo que adotaram a portaria remota cresceu. Os motivos são diversos, seja por questões de aumento de segurança, seja pela diminuição na taxa de condomínio, por exemplo. A pesquisa foi realizada em 2021 e contou com 957 gestores, mostrando que 15,4% deles dispensaram os porteiros e, no lugar, adotaram a portaria remota. Em base de comparação, em 2018 esse número era 8,2% – um crescimento de 86% de lá para cá.
Custos
A adesão a um sistema digital varia a partir do tamanho do condomínio, podendo ultrapassar a marca de R$ 100 mil. “No meu prédio são apenas dezesseis apartamentos, temos uma entrada de pedestres e pagamos R$ 9 mil reais por mês pelo sistema digital. Antes disso, tínhamos três turnos de porteiros, que custavam R$ 20 mil reais por mês. A folha de pagamento representa até 70% dos custos de um condomínio”, aponta Julio Paim, CEO do Síndico e responsável pela pesquisa.
Segurança eletrônica e Covid-19
A busca por soluções de segurança eletrônica cresceu durante a pandemia da Covid-19 – é o que mostra o levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese). Segundo o estudo, 40% das empresas do setor perceberam um crescimento na busca por soluções de segurança destinadas às novas necessidades que a pandemia da Covid-19 trouxe.
A pesquisa apontou que, entre as tecnologias preferidas no período, destacam-se as câmeras térmicas, que antes do isolamento social equivaliam a 6,2% das vendas do setor, avançando para 13,7%; bem como o reconhecimento facial, que cresceu em 12,3%. Todo o crescimento é reflexo das medidas adaptativas das soluções do segmento, o que pode trazer inovação, aprimoramento e adequação às novas demandas. Outra solução que também obteve destaque foi a de portaria remota – cerca de 20% dos respondentes da pesquisa indicaram um crescimento na busca de estratégias de atendimento em condomínios à distância.
Imagem: Pexels
Fonte: Universo Condomínio