Em condomínios, os elevadores são equipamentos essenciais no auxílio da locomoção de moradores, funcionários, visitantes e prestadores de serviço, principalmente, quando se trata do transporte de volumes maiores. Com tanta funcionalidade, os elevadores merecem atenção especial no quesito garantia da sua manutenção e preservação.
Para não danificar os elevadores durante a execução de obras condominiais, sejam elas nas áreas comuns ou nas unidades particulares, alguns cuidados são necessários.
O primeiro passo para preservar o elevador é utilizar uma proteção alcochoada na sua cabine. Isso evitará que ferramentas, equipamentos ou outros tipos de objetos e produtos amassem ou arranhem a parte interna do elevador.
Os elevadores de serviço são os mais indicados para esse tipo de translado, que deve ser feito respeitando a carga de peso limite indicada pelo fabricante. Para evitar transtornos para os moradores, o ideal é que os funcionários do condomínio mantenham os condôminos informados sobre o uso do elevador que está sendo usado exclusivamente para transporte de materiais das obras.
O cuidado também deve ser reforçado com restos de entulho e poeira resultantes do transporte de materiais de obra nos elevadores. Durante as obras, a limpeza das cabines desses elevadores deve ser feita logo após o uso.
Os objetos transportados pelos elevadores devem ter suas dimensões observadas, para evitar batidas nas portas ou no interior da cabine do equipamento, além de possíveis incidentes com a quebra de vidros. É fundamental consultar a equipe responsável pela manutenção no elevador antes de transportar objetos de grande porte.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação PredNews