Em tempos de aumento de tarifas de energia elétrica, soluções sustentáveis de produção de energia vêm ganhando destaque e atraindo um número cada vez maior de adeptos. É o caso da energia solar, considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável, que utiliza, como o próprio nome indica, o sol como fonte para sua produção.
Com a Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 687/2015, os condomínios residenciais e comerciais passaram a ter mais facilidade para gerar energia própria. Isso porque, a resolução permitiu a reunião de consumidores em consórcios ou cooperativas para instalação de sistema de geração solar fotovoltaica e a energia gerada pode ser dividida entre o grupo. Nesse caso, quem mora em condomínios também pode gerar sua própria energia, fazendo economia e colaborando com o meio ambiente.
Essa normativa também beneficiou os condomínios que não tinham espaço para instalação dos painéis de geração de energia. Antes eles só poderiam ser instalados em locais que consumissem energia. Já pela resolução 687/2015 da ANNEL, os condôminos poderam estabelecer os equipamentos em um terreno sem construção e a energia produzida pode ser compensada nos apartamentos ou escritórios dos moradores.
Tipos de energia solar
A energia solar pode ser dividida em sistema fotovoltaico e solar térmico. Este usa a energia vinda do sol para aquecer água e é formado pelo coletor solar, conhecido como placa, e o reservatório térmico. A água quente gerada por esse tipo de energia pode ser utilizada para banho ou processos industriais. Esse método pode reduzir em até 80% o consumo de energia referente ao aquecimento de água.
Já o sistema fotovoltaico utiliza a energia solar para gerar energia elétrica. Ele produz energia por meio de painéis solares instalados em grupos chamados de sistema fotovoltaico. Também possuem controladores de carga que funcionam como válvulas para o sistema, inversores, que são o cérebro do sistema e baterias. Esses sistemas são utilizados em casas, estabelecimentos comerciais e indústrias.
Vantagens da energia solar
Além de ser uma energia renovável, a energia solar é uma fonte energética gratuita. Também é considerada uma fonte limpa, que não emite poluentes no meio ambiente. A captação de energia é adaptável às necessidades de quem a utiliza, dessa forma, se o consumidor precisar de mais energia, é só aumentar a quantidade de painéis solares.
A instalação do sistema, geralmente feita nos telhados das casas/prédios/indústrias, não ocupam espaços que podem ser utilizados para outros fins. Além disso, são silenciosos, evitando poluição sonora. Os painéis precisam de manutenção mínima, e com o tempo, estão caindo os custos de aquisição, tornando a energia solar cada vez mais viável economicamente.
Imagem: Pixabay
Fonte: Redação Prednews