As áreas comuns de um condomínio e tudo que nelas existem fazem parte das dependências assistidas pelos funcionários desse tipo de empreendimento. Limpeza, segurança, ordem e manutenção são quesitos de responsabilidade desses profissionais que, juntamente com a colaboração dos condôminos e supervisão do síndico, garantem a concretização de um ambiente saudável e prazeroso para se viver. Logo, uma equipe capacitada para o exercício dessas atividades é exigência básica do atual perfil dos condomínios, sejam residenciais ou comerciais.
Profissionais qualificados e com habilidades variadas têm vez em um mundo corporativo onde cada vez mais se busca por excelência em prestação de serviços e desempenho de tarefas. Dessa qualificação profissional partem a consciência sobre a importância de um trabalho executado com qualidade para o bom andamento do condomínio.
Diante da definição dos cargos, é papel do síndico elaborar uma descrição das tarefas de cada funcionário, com um plano de trabalho e treinamentos. Aperfeiçoamento em técnicas de portaria e de zeladoria, manutenção predial, limpeza e conservação predial; prevenção de problemas e segurança são exemplos de treinamentos encontrados nesse segmento. Capacitações justificáveis pela necessidade de adaptação às constantes mudanças que acontecem em todas as áreas profissionais, e com os funcionários de um condomínio não pode ser diferente.
Além da reciclagem na parte técnica, as relações interpessoais e a convivência em ambiente coletivo também são temas para a qualificação de uma equipe condominial. Trabalhar o fortalecimento da comunicação e da interação entre condôminos e funcionários é indispensável, inclusive para manter esse profissional motivado.
Avaliação dos treinamentos
No caso dos funcionários terceirizados, o contrato com a empresa fornecedora do serviço deverá conter a forma e a frequência de avaliação do funcionário por parte do condomínio.
E ninguém melhor para avaliar os resultados desses treinamentos na prática do que os moradores. Para isso, o síndico pode promover pesquisas internas sobre o rendimento de cada profissional que atua no condomínio. Considerando os pontos levantados na pesquisa, é possível organizar reuniões periódicas com os funcionários, dar um feedback sobre seu trabalho e conseguir satisfação dos condôminos, que têm suas colocações ouvidas, e dos próprios funcionários, que podem se posicionar e opinar sobre os procedimentos adotados no condomínio.
Muito além de profissionais capacitados e condomínio organizado e em funcionamento, ferramentas educacionais utilizadas em treinamentos constituem cidadãos mais atuantes e com formação social mais avançada.
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Fonte: Redação Prednews