Espaço bebê em condomínios requer atenção especial

Mais lidas

Encontrar um local seguro e confortável pode garantir a diversão dos pequenos e a tranquilidade dos pais. Empreendimentos de sucesso têm apostado nesse aspecto, com a instalação do espaço bebê ou baby place, parquinhos planejados para gerar interação e recreação de crianças que tenham de um a três anos de idade. É a partir desses estímulos em tom de brincadeira que os bebês iniciam o desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e sociais. 

A praticidade e a comodidade de desfrutar de um local como esse dentro do próprio condomínio onde mora tem atraído muita gente. Além de locais adequados para amamentação e troca de fraldas, o baby place também pode contar com espaços para leitura de histórias infantis, pinturas, desenhos e brinquedos. O espaço bebê traz como grande diferencial a segurança para as crianças menores, que não precisam brincar junto com crianças maiores, situação muitas vezes problemática, como os pais sabem.  

Mas, toda a diversão trazida por esse ambiente exige cuidados redobrados e normas técnicas a serem seguidas. Logo de início, é necessário que a área do espaço bebê seja coberta, bem arejada e com boa iluminação. Os móveis desse espaço devem ter cantos arredondados e o piso deve ser apropriado para amortecer impactos, assegurando que possíveis tombos não machuquem os bebês. Eles devem sempre ter o acompanhamento de um responsável. 

Também é importante monitorar os bebês para que eles não levem pequenos brinquedos à boca, isso representa risco de engasgamento. O responsável pela criança deve higienizar os  objetos com álcool gel e lavar as mãos sempre que necessário. Outro cuidado importante é com as crianças doentes, nesse caso, os pais ou responsáveis devem evitar levá-las para o baby place e aguardar a liberação do pediatra para que o bebê volte a frequentar ambientes coletivos.

O ideal é que os brinquedos do espaço bebê sejam de plástico rotomoldado, com riscos de acidentes reduzidos. Esse brinquedo de plástico absorve muito calor, por isso deve ficar em locais cobertos, com área externa sem cobertura, para garantir que não cause desconforto durante as brincadeiras dos pequenos. 

Para instalar brinquedos e equipamentos em ambientes como o espaço bebê, é necessário seguir a ABNT NBR 16071-1:2012, que já sofreu diversas alterações e que foi instituída para substituir a ABNT NBR 14350-1 e a ABNT NBR 14350-2. Escorregadores e balanços são exemplos de brinquedos que devem seguir esta norma. Ela sempre deve ser consultada pelo condomínio na montagem desses ambientes como este. 

Imagem: Pexels

Fonte: Redação PredNews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias