Evitar o desperdício da água da piscina em condomínios gera economia e protege o meio ambiente

Mais lidas

Com as altas temperaturas, um dia de lazer com a família na piscina do condomínio é uma boa pedida. Mas em tempos de racionamento de água, quando muito se fala em consumo consciente e equilíbrio ecológico, como aproveitar esse espaço, evitando gasto excessivo e desperdício desse recurso natural?  

Algumas medidas podem ser adotadas para poupar nosso bolso e fazer o uso consciente desse bem da natureza, tão vital para todos. Fique atento as orientações a seguir e aproveite a piscina do seu condomínio sem culpa e com consciência ambiental!

Use capas de cobertura para piscina

As capas ou coberturas para piscina evitam a evaporação da água, especialmente no período de intenso calor. Com a redução da evaporação, um novo preenchimento para manter o nível da água pode ser evitado, economizando o recurso natural e reduzindo custos no abastecimento mensal. Além disso, as coberturas impedem que folhas, galhos e outros objetos sujem a piscina, dificultando seu processo de limpeza. 

Desligue fontes e quedas d’água

Em movimento, a água tende a evaporar mais rapidamente. O ideal, principalmente em dias muito quentes, é desligar as quedas d’águas para garantir mais economia. 

Faça a manutenção correta

Com o uso de peneiras e aspiradores de piscina, a sujeira deve ser retirada com frequência, evitando a necessidade de trocar a água toda vez que ela estiver suja. 

Reutilize a água pela retrolavagem

A retrolavagem é uma das principais dicas para que a utilização da piscina não signifique um gasto tão elevado de água para o condomínio. Esse processo consiste na filtragem da água da piscina, que deve ser feito por meio de um filtro constantemente limpo, para a eficácia da limpeza. Com essa medida, a mesma água pode ser usada diversas vezes. 

Detectar vazamentos

O volume constante de água perdido em vazamentos na piscina, no sistema de bombeamento e retrolavagem pode acarretar em um grande desperdício. É importante realizar inspeções rotineiras de verificação desses equipamentos. 

Para evitar o desperdício de água, garantir o controle das contas condominiais e cuidar do meio ambiente, além das dicas acima, o condomínio pode ainda contratar os serviços de uma boa empresa de limpeza e manutenção de piscinas. 

Imagem: Pixabay

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias