Prednews https://prednews.com.br/ Seu condomínio bem informado Thu, 25 Apr 2024 16:48:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://prednews.com.br/wp-content/uploads/2021/05/cropped-icone-32x32.png Prednews https://prednews.com.br/ 32 32 Dengue: Condomínios têm importante papel no combate https://prednews.com.br/dengue-condominios-tem-importante-papel-no-combate/ https://prednews.com.br/dengue-condominios-tem-importante-papel-no-combate/#respond Thu, 25 Apr 2024 13:28:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2492 O estado de São Paulo alcançou 60 mortes por dengue em 2024, com 154 óbitos em investigação, segundo os dados do painel de monitoramento do governo estadual. Uma força-tarefa vem sendo feita para exterminar focos do mosquito transmissor e os condomínios – local compartilhado por tantas pessoas – têm papel de extrema importância nessa empreitada. […]

O post Dengue: Condomínios têm importante papel no combate apareceu primeiro em Prednews.

]]>
O estado de São Paulo alcançou 60 mortes por dengue em 2024, com 154 óbitos em investigação, segundo os dados do painel de monitoramento do governo estadual. Uma força-tarefa vem sendo feita para exterminar focos do mosquito transmissor e os condomínios – local compartilhado por tantas pessoas – têm papel de extrema importância nessa empreitada.

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC) tem intensificado o alerta sobre a importância da prevenção dentro desses espaços coletivos. A entidade congrega as maiores administradoras de condomínios do país e é responsável por 53% de sua gestão, só na Grande São Paulo.

“Os condomínios, com sua densidade populacional e estrutura física complexa, representam um desafio no combate à dengue. Áreas comuns, como jardins, piscinas, caixas d’água e até mesmo apartamentos desocupados, podem se tornar locais propícios para a reprodução do mosquito”, diz o presidente da AABIC, José Roberto Graiche Júnior.

A responsabilidade de combater os focos de dengue dentro dos condomínios é compartilhada entre moradores, síndicos, administradoras e equipes de manutenção. “Ações simples, como a eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza regular de áreas comuns e o monitoramento de pontos de possível proliferação, são cruciais para evitar a disseminação do mosquito”, explica.

Realize inspeções para evitar água parada nas áreas comuns

Mantenha o escoamento de água desobstruído e sem depressões que permitam o acúmulo de água nas lajes, calhas e marquises, mantendo-os sempre limpos.

Outro ponto principal é realizar uma varredura no fosso do elevador. O local é um dos favoritos do mosquito Aedes Aegypti, por também acumular água. Além disso, o inseto, ao procriar, acessa os andares. Na prática, o fato de não voar grandes altitudes não impossibilita que ele chegue até locais mais altos. O mosquito consegue transitar pelo elevador e, assim, subir em todos os andares.

As garagens também são áreas propícias para a procriação do mosquito. Neste caso, recomenda-se inspecionar os ralos externos e canaletas de drenagens para água das chuvas.

Espaço de lazer

Caso o condomínio tenha uma piscina, é preciso redobrar a atenção. Além de realizar o tratamento adequado da água, guarde em um espaço fechado ou cubra os objetos que podem acumular água parada, como por exemplo, espreguiçadeiras, cadeiras e guarda-sol.

Os brinquedos do playground também devem ser constantemente monitorados para evitar que se transformem em potenciais criadouros. Sanitários que não são utilizados diariamente, como os de salão de festas ou da piscina, precisam ser vistoriados, assim como acionar a descarga semanalmente.

Dentro do apartamento

A eliminação de possíveis focos começa nas varandas dos imóveis, especialmente com a verificação de vasos de plantas. A orientação é que os pratos sejam furados ou preenchidos com areia.

Comedouros de animais precisam estar constantemente limpos.

Disseminação de informações

Para fortalecer a batalha contra a dengue, é recomendado que o síndico disponibilize aos moradores e funcionários material informativo de prevenção contra o mosquito da dengue nos elevadores e quadro de avisos, explicando as boas práticas que devem ser adotadas nas residências e áreas comuns do prédio.

Além disso, o recomendado é que os condomínios façam inspeções periódicas que devem ser realizada pela equipe de funcionários nas áreas comuns, eliminando os possíveis focos.

“Diante do crescente desafio representado pelos focos de dengue nos condomínios, a AABIC reforça a importância da união de esforços e da adoção de medidas proativas para garantir um ambiente seguro e saudável para todos os moradores. A prevenção é a melhor arma nessa batalha contra a dengue e cabe a cada um fazer a sua parte”, ressalta.

Imagem: Freepik

Fonte: Novo Momento

O post Dengue: Condomínios têm importante papel no combate apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/dengue-condominios-tem-importante-papel-no-combate/feed/ 0
Regimento Interno de condomínio: o que deve conter e como elaborá-lo? https://prednews.com.br/regimento-interno-de-condominio-o-que-deve-conter-e-como-elabora-lo/ https://prednews.com.br/regimento-interno-de-condominio-o-que-deve-conter-e-como-elabora-lo/#respond Thu, 25 Apr 2024 12:27:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2486 Convivência em um condomínio exige, sobretudo, bom senso no cumprimento das normas estabelecidas em lei, pela sua Convenção e pelo Regimento Interno. Respeitando o que está disposto no Código Civil e em acordo com a Convenção, o Regimento Interno assume papel de grande destaque na organização condominial. Para estabelecer um Regimento Interno é necessário considerar […]

O post Regimento Interno de condomínio: o que deve conter e como elaborá-lo? apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Convivência em um condomínio exige, sobretudo, bom senso no cumprimento das normas estabelecidas em lei, pela sua Convenção e pelo Regimento Interno. Respeitando o que está disposto no Código Civil e em acordo com a Convenção, o Regimento Interno assume papel de grande destaque na organização condominial.

Para estabelecer um Regimento Interno é necessário considerar que leis externas (municipais, estaduais e federais) não podem ser atropeladas. No caso da Convenção do Condomínio, o Regimento Interno deve fazer parte dela e dessa forma, ser registrado em cartório, mas não repetir o que já está escrito e estabelecido nesse primeiro documento.

Também é por meio do Regimento Interno que a conduta dos condôminos deve ser regida, daí a extrema importância desse documento. A ordem e a harmonia do condomínio dependem dessas regras para a solução de problemas de complexidade diária e de relacionamento. Utilização de elevadores, uso e reserva do salão de festas, porte de animais, utilização da quadra de esportes, manutenções e obras em apartamentos, horário de silêncio, vagas para veículos de visitantes, penalidades e regras sobre multas e recursos; são exemplos de itens que devem constar num Regimento Interno.

O documento é elaborado pelos próprios condôminos, contendo os direitos e deveres dos moradores. Os possíveis impasses no convívio condominial devem constar no Regimento Interno, caso contrário, a discórdia entre moradores pode acabar com o sossego de todos.

Com as mudanças no perfil dos moradores que convivem coletivamente, o Regimento Interno é um dispositivo que demanda constante atualização. Quanto a isso, o novo Código Civil gera diferentes interpretações sobre a quantidade necessária de condôminos para a alteração dessas regras, pois a lei excluiu a citação sobre o quórum para a efetivação de modificações nesse documento.

Um viés de interpretação analisa que, com maioria de condôminos votantes(metade mais um dos presentes), é possível alterar o Regimento Interno de um condomínio. Já outra análise sobre esse item considera que, assim como o disposto ao que se refere à Convenção, a atualização do Regimento Interno deve ser realizada com votação, em assembleia, de pelo menos 2/3 dos votantes. Assim, o mais comum é possuir um quórum especificado pela Convenção do condomínio e conduzir as alterações com o máximo de transparência possível.

Para produzir essas normas, vale considerar alguns modelos já existentes que possuam principais regras esclarecedoras e, a partir deles, personalizá-las conforme as especificidades de cada condomínio. Com o atestado sobre o que é permitido e que é proibido, o Regimento Interno reduz atritos e ameniza desentendimentos que, por sua aplicação, nem chegam a se concretizar.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post Regimento Interno de condomínio: o que deve conter e como elaborá-lo? apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/regimento-interno-de-condominio-o-que-deve-conter-e-como-elabora-lo/feed/ 0
Regras para mudança em condomínio https://prednews.com.br/regras-para-mudanca-em-condominio/ https://prednews.com.br/regras-para-mudanca-em-condominio/#respond Wed, 24 Apr 2024 12:54:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2483 Um novo local de trabalho, uma nova escola para os filhos, a busca por uma vizinhança mais amigável. São muitos os motivos que levam uma pessoa a decidir mudar de residência. Mas, sem planejamento, o momento da mudança pode passar de uma experiência positiva, de transformação e novidades; para uma verdadeira fonte de transtornos e […]

O post Regras para mudança em condomínio apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Um novo local de trabalho, uma nova escola para os filhos, a busca por uma vizinhança mais amigável. São muitos os motivos que levam uma pessoa a decidir mudar de residência. Mas, sem planejamento, o momento da mudança pode passar de uma experiência positiva, de transformação e novidades; para uma verdadeira fonte de transtornos e muitas preocupações. Em condomínio, mudança implica na presença de pessoas estranhas ao convívio dos moradores, transitando por suas áreas comuns; e ainda na alteração na rotina coletiva. Ter consciência das regras do Regimento Interno que tratam sobre o tema deve ser o primeiro passo de uma mudança, tanto para quem vai se mudar, quanto para a administração condominial.

O morador que está mudando, assim como o síndico devem ter conhecimento e seguir criteriosamente as normas do condomínio. O sucesso de uma mudança depende disso. Também é fundamental a presença do gestor condominial na chegada de novos condôminos e/ou na saída dos antigos. 

Após consultar o Regimento Interno, o condômino em trânsito deve comunicar com antecedência à administração do condomínio. Isso pode evitar, por exemplo, que o caminhão de mudança tenha que voltar por estar fora do horário permitido para chegadas e partidas. O agendamento prévio também pode prevenir duas ou mais mudanças no mesmo dia, ou em dias em que esteja sendo executada alguma obra. Essas situações sobrecarregariam os elevadores. 

Geralmente, o horário permitido para mudanças é de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 14h. A maior parte dos condomínios sugere que as mudanças sejam feitas de segunda a sexta. Mudanças aos sábados não são comuns, mas podem acontecer de acordo com o cotidiano de cada condomínio. Já nos domingos, via de regra, não são permitidas. 

O síndico pode agir preventivamente, enviando o Regimento Interno, contendo os dias, horários e outras condições de mudança, logo que um apartamento é vendido ou alugado. Isso antes mesmo do morador vir para o endereço. 

Se, durante o transporte dos móveis e demais objetos, houver algum dano às áreas comuns do condomínio, como riscos na parede, estragos na pintura e elevadores, por exemplo, a responsabilidade será do morador. Cabe também ao morador ter atenção ao descarte adequado de tudo que sobrar da mudança. Ainda assim, o funcionário da faxina deve ser orientado sobre a limpeza do local por onde a mudança passar. 

A administração do condomínio deve se organizar para escalar um funcionário que inspecione o portão durante a entrada ou saída da mobília. Além disso, é importante que um funcionário, de preferência o zelador ou o síndico acompanhe toda a mudança. Informações sobre a empresa transportadora e seus funcionários, devidamente identificados (nome e RG), devem ser antecipadamente repassados à portaria. Afinal, segurança é essencial, ainda mais em casos como esse, em que pessoas de fora terão acesso ao condomínio.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post Regras para mudança em condomínio apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/regras-para-mudanca-em-condominio/feed/ 0
O impacto da limpeza de ambientes na produtividade https://prednews.com.br/o-impacto-da-limpeza-de-ambientes-na-produtividade/ https://prednews.com.br/o-impacto-da-limpeza-de-ambientes-na-produtividade/#respond Tue, 23 Apr 2024 13:10:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2479 Aconchego e bem-estar. Assim é possível descrever um ambiente que usamos com frequencia quando ele está limpo e higienizado. Além desse bem-estar, a higiene traz consigo uma influência positiva na produtividade das pessoas que transitam e usufruem do espaço. Em empresas, é possível dizer que, um ambiente limpo e organizado contribui para melhores resultados. Em […]

O post O impacto da limpeza de ambientes na produtividade apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Aconchego e bem-estar. Assim é possível descrever um ambiente que usamos com frequencia quando ele está limpo e higienizado. Além desse bem-estar, a higiene traz consigo uma influência positiva na produtividade das pessoas que transitam e usufruem do espaço. Em empresas, é possível dizer que, um ambiente limpo e organizado contribui para melhores resultados. Em condomínios também. 

As percepções positivas provenientes de um ambiente limpo podem gerar maior motivação em seus usuários e estimular melhores performances. Esse ambiente higienizado também tem impacto sobre a saúde e qualidade de vida das pessoas, uma vez que se cria um local livre de bactérias e fungos que podem ser causadores de doenças. 

A limpeza traz ainda outra série de benefícios, como encontrar mais facilmente os objetos e equipamentos a serem utilizados, a redução de desperdícios e de eventuais acidentes de trabalho, a otimização do tempo e aumento do foco nas tarefas realmente essenciais, e a elevação do desempenho de gestores e funcionários. Como o bem-estar e a criatividade estão diretamente ligados, é natural relacionar limpeza e capacidade de criação. 

Riscos da falta de higiene nos ambientes

Quando a limpeza, higiene e organização não fazem parte da rotina de um local é comum que surjam alguns problemas como: a proliferação de doenças, queda na qualidade de vida, a diminuição da produtividade e capacidade criativa, falta de segurança das pessoas que utilizam o espaço, deterioração dos equipamentos e materiais, entre outros aspectos, que geram custos, reduzem o bem-estar comum e influencia nos resultados. 

Limpeza organizada

Em condomínios, para que a limpeza aconteça de forma satisfatória para a administração e para os moradores, é necessário planejamento para organizar e controlar os gastos e o tempo utilizados nesse serviço. Uma equipe de funcionários qualificada é importante para que o planejamento de limpeza do condomínio seja bem executado, garantindo eficiência no trabalho e uso racional dos materiais e equipamentos. 

Existem diferentes níveis de limpeza condominial. A limpeza geral é a mais ampla, limpa todas as áreas, principalmente as áreas de grande circulação, como elevadores e halls. A limpeza de manutenção é mais leve, porém implica em uma maior atenção e pode ser feita até mais de uma vez por dia para atingir o objetivo desejado e manter determinadas áreas limpas constantemente. Já a limpeza de conservação é feita em horário comercial, como o recolhimento do lixo na área comum, por exemplo. Um cronograma de limpeza é indispensável para organizar os horários em que a equipe de funcionários deve atuar, evitando transtornos e prejuízos à mobilidade dos moradores.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post O impacto da limpeza de ambientes na produtividade apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/o-impacto-da-limpeza-de-ambientes-na-produtividade/feed/ 0
Manutenção predial: síndico deve estar atento https://prednews.com.br/manutencao-predial-sindico-deve-estar-atento/ https://prednews.com.br/manutencao-predial-sindico-deve-estar-atento/#respond Mon, 22 Apr 2024 13:01:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2476 Ambientes em ordem, com manutenção e conservação de seus equipamentos e dependências em dia é a garantia de um condomínio preservado e valorizado. Essa é uma das responsabilidades do síndico, conforme determina o Art. 1.348 do Código Civil, que atribui a ele o dever de guardar as partes comuns do prédio e zelar pela prestação […]

O post Manutenção predial: síndico deve estar atento apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Ambientes em ordem, com manutenção e conservação de seus equipamentos e dependências em dia é a garantia de um condomínio preservado e valorizado. Essa é uma das responsabilidades do síndico, conforme determina o Art. 1.348 do Código Civil, que atribui a ele o dever de guardar as partes comuns do prédio e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos moradores.

Existem dois tipos de manutenção, a corretiva e a preventiva. A corretiva acontece de forma não planejada, após a falha. Já a preventiva é planejada para evitar a ocorrência desses defeitos. E manutenção requer mesmo planejamento, executado com a elaboração de uma previsão detalhada, incluindo os métodos de trabalho, as ferramentas necessárias, um cronograma de realização da manutenção. Tudo seguindo as recomendações da norma de Manutenção de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 5674/99. 

Com planos para curto, médio e longo prazo, a manutenção deve considerar aspectos como a otimização dos recursos financeiros do condomínio, bem como reduzir a necessidade de intervenções sucessivas e a interferência na utilização dos equipamentos por parte de seus usuários. Confira abaixo sugestões de cuidados destinadas a cada espaço do condomínio.

Elevadores: A comodidade que esse equipamento proporciona deve ser retribuída com bom uso e manutenção. De responsabilidade do síndico, a manutenção em dia garante o estado perfeito para uso e evita acidentes graves, inclusive fatais em muitos casos. É fundamental a contratação de uma empresa especializada, que deverá realizar a manutenção dos elevadores pelo menos uma vez ao mês, com ajustes preventivos e a lubrificação do aparelho. 

Caixa d’água: Para executar a limpeza caixa d’água é necessária a contratação de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço, com profissionais qualificados para tal função, e que possua alvará da Vigilância Sanitária. Segundo especialistas, o indicado é que a higienização da caixa d’água do condomínio seja feita duas vezes por ano. Isso evita riscos como doenças causadas pela qualidade comprometida da água que chega até as torneiras das residências

Playground: Não dá para relaxar na manutenção frequente desse espaço e dos equipamentos nele presentes. Confira o estado de funcionamento e a limpeza dos brinquedos e demais itens do playground. Sempre que necessário faça o conserto imediato dos aparelhos ou a devida substituição. O playground deve seguir regras da ABNT e suas normas técnicas para segurança de parquinhos. As normas de uso e horários devem ser cobrados dos usuários. 

Piscina: Problemas como azulejo quebrado, água não tratada corretamente, falta de cercado de proteção da piscina, ausência de tampa no ralo e bordas em mau estado de conservação são exemplos de situações que podem facilitar pequenos e graves acidentes. Por isso, é importante que seja feita a revisão regular da bomba e do filtro da piscina, assim como das escadas, grades, piso e chuveiro; efetuar o tratamento químico nas piscinas com ou sem uso frequente, aspirar as áreas sujas; limpar a borda da piscina; realizar o controle diário do índice de pH; além de outros cuidados que garantam uma condição adequada de uso à piscina. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post Manutenção predial: síndico deve estar atento apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/manutencao-predial-sindico-deve-estar-atento/feed/ 0
Isenção de imóvel no IR https://prednews.com.br/isencao-de-imovel-no-ir/ https://prednews.com.br/isencao-de-imovel-no-ir/#respond Fri, 19 Apr 2024 14:41:36 +0000 https://prednews.com.br/?p=2473 Ao comprar, vender ou herdar um imóvel, é necessário informar essa transação para a Receita Federal por meio da Declaração anual do Imposto de Renda. Porém, em muitos casos, o contribuinte não precisa arcar com qualquer tributo, pois o recolhimento do Imposto de Renda só é necessário quando existe ganho de capital. Na prática, se o […]

O post Isenção de imóvel no IR apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Ao comprar, vender ou herdar um imóvel, é necessário informar essa transação para a Receita Federal por meio da Declaração anual do Imposto de Renda. Porém, em muitos casos, o contribuinte não precisa arcar com qualquer tributo, pois o recolhimento do Imposto de Renda só é necessário quando existe ganho de capital.

Na prática, se o contribuinte vendeu um imóvel e comprou outro imóvel pelo mesmo valor em 2023, ele está isento do Imposto de Renda. Isto acontece porque essa movimentação financeira não necessariamente representou uma evolução no patrimônio daquele cidadão.

“A isenção citada só é aplicada se a compra do novo imóvel ocorrer no prazo de 180 dias e tem sua contagem iniciada a partir da data de celebração do contrato de venda do imóvel anterior. A isenção não se aplica em gastos para a construção de imóvel, continuidade de obras em imóvel em construção, ou ainda, benfeitorias ou reformas em imóveis de propriedade do contribuinte”, explica Charles Gularte, vice-presidente de Operações da Contabilizei.

Para saber se a venda do imóvel estará isenta ou não do Imposto de Renda, o contribuinte precisa calcular o Lucro Imobiliário dessa movimentação. O Lucro imobiliário é basicamente a subtração do valor de aquisição de um imóvel do valor de venda dele. “Desde que aplique o recurso financeiro na aquisição, em seu nome, de imóveis residenciais localizados no Brasil”, acrescenta.

Se você vendeu um imóvel por R$ 500 mil reais em 2023 e este imóvel custou R$ 450 mil no passado, o lucro imobiliário será de R$ 50 mil. É sobre este valor que a Receita vai aplicar o imposto que deve ser pago. Para realizar este cálculo, considere o valor de compra do imóvel que consta na sua última declaração do IR e o valor de venda do imóvel negociado no contrato.

“A não declaração de um imóvel pode ser considerada omissão pela Receita Federal e fazer com que sua Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) caia na malha fina por divergência de informação, além do contribuinte vir a ser notificado e ser convocado a prestar esclarecimentos”, alerta o executivo.

Tributo sobre lucro imobiliário

A tabela completa para calcular o tributo a ser pago no lucro imobiliário da sua venda traz as seguintes diretrizes:

  • Se o lucro imobiliário for de R$5 milhões ou menos, a alíquota é de 15%;
  • Se o lucro imobiliário ficar entre R$5 milhões e R$10 milhões, a alíquota é de 17,5%;
  • Se o lucro imobiliário ficar entre R$10 milhões e R$30 milhões, a alíquota é de 20%;
  • Se o lucro imobiliário exceder R$30 milhões, a alíquota é de 22,5%.

Imóveis adquiridos até 1969

Imóveis comprados em 1969 ou antes estão isentos de IR na venda do imóvel mesmo que exista lucro no momento da venda do imóvel.

Imóveis adquiridos entre 1969 e 1988

Imóveis adquiridos entre 1969 e 1988 possuem uma alíquota específica. Ou seja, a porcentagem de recolhimento do IR a ser pago pelo Lucro Imobiliário é diferente para os bens comprados neste período. A redução começa em 5% no ano de 1988 e sobe progressivamente até chegar aos 100% para imóveis comprados em 1969.

“Para imóveis adquiridos até 1969 ou comprados entre 1969 e 1988, pode ser aplicado um percentual fixo de redução sobre o ganho de capital, determinado em função do ano de aquisição ou incorporação do imóvel, de acordo com o artigo 26 da Instrução Normativa da Receita Federal nº 84 de 2001”, esclarece Charles.

Imagem: Freepik

Fonte: Estadão Imóveis

O post Isenção de imóvel no IR apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/isencao-de-imovel-no-ir/feed/ 0
Como garantir a etiqueta e boa convivência no grupo de WhatsApp do condomínio https://prednews.com.br/como-garantir-a-etiqueta-e-boa-convivencia-no-grupo-de-whatsapp-do-condominio/ https://prednews.com.br/como-garantir-a-etiqueta-e-boa-convivencia-no-grupo-de-whatsapp-do-condominio/#respond Thu, 18 Apr 2024 14:40:19 +0000 https://prednews.com.br/?p=2470 Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, a comunicação via WhatsApp tornou-se uma ferramenta essencial para a interação entre os moradores de condomínios. Mas, para manter uma convivência harmoniosa e evitar conflitos desnecessários, é fundamental seguir algumas regras de etiqueta e boa convivência no uso deste aplicativo. Um dos aspectos mais importantes da etiqueta […]

O post Como garantir a etiqueta e boa convivência no grupo de WhatsApp do condomínio apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, a comunicação via WhatsApp tornou-se uma ferramenta essencial para a interação entre os moradores de condomínios. Mas, para manter uma convivência harmoniosa e evitar conflitos desnecessários, é fundamental seguir algumas regras de etiqueta e boa convivência no uso deste aplicativo.

Um dos aspectos mais importantes da etiqueta do WhatsApp é o respeito aos limites de horário. Evite enviar mensagens durante as horas impróprias, como tarde da noite ou muito cedo pela manhã, a menos que seja uma emergência real. Respeitar o tempo de descanso dos vizinhos demonstra consideração.

Clareza e objetividade

Em um grupo de WhatsApp, ser claro e objetivo, evitando enviar mensagens longas e confusas facilitará a compreensão e evitará mal-entendidos entre os moradores. Ao comunicar informações, seja direto e conciso.

O grupo de WhatsApp do condomínio não deve ser um campo de batalha para debates acalorados ou discussões controversas. Evite polemizar ou entrar em conflitos desnecessários. Caso surja alguma divergência, é melhor resolver o problema de forma privada, sem envolver todo o grupo.

Respeitar a privacidade dos moradores é fundamental. Não compartilhe informações pessoais ou fotos sem o consentimento explícito dos envolvidos. Lembre-se de que nem todos estão confortáveis com a divulgação de detalhes pessoais em um ambiente digital compartilhado.

Senso de comunidade

O grupo de WhatsApp do condomínio é uma extensão da comunidade em que o morador vive. Manter um comportamento amigável promoverá uma atmosfera de cooperação e respeito mútuo.

Seguindo essas simples regras de etiqueta e boa convivência, é possível aproveitar ao máximo os benefícios do WhatsApp como uma ferramenta de comunicação rápida e eficaz, mantendo a harmonia e o bom relacionamento entre os moradores do condomínio.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post Como garantir a etiqueta e boa convivência no grupo de WhatsApp do condomínio apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/como-garantir-a-etiqueta-e-boa-convivencia-no-grupo-de-whatsapp-do-condominio/feed/ 0
Transforme seu condomínio: projetos incríveis possíveis com financiamento ou empréstimo https://prednews.com.br/transforme-seu-condominio-projetos-incriveis-possiveis-com-financiamento-ou-emprestimo/ https://prednews.com.br/transforme-seu-condominio-projetos-incriveis-possiveis-com-financiamento-ou-emprestimo/#respond Wed, 17 Apr 2024 16:23:48 +0000 https://prednews.com.br/?p=2467 Condomínios são espaços dinâmicos e por isso requerem melhorias constantes para garantir conforto, segurança e valorização do patrimônio dos moradores. No entanto, muitas vezes, a falta de recursos financeiros pode limitar o potencial de melhorias. A aquisição de financiamentos ou empréstimos torna-se, dessa forma, uma alternativa inteligente para realizar projetos de grande porte. Vamos explorar […]

O post Transforme seu condomínio: projetos incríveis possíveis com financiamento ou empréstimo apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Condomínios são espaços dinâmicos e por isso requerem melhorias constantes para garantir conforto, segurança e valorização do patrimônio dos moradores. No entanto, muitas vezes, a falta de recursos financeiros pode limitar o potencial de melhorias. A aquisição de financiamentos ou empréstimos torna-se, dessa forma, uma alternativa inteligente para realizar projetos de grande porte. Vamos explorar algumas das melhorias que um condomínio pode realizar ao obter esse suporte financeiro.

Modernização das instalações

Um dos principais benefícios de adquirir financiamento é a capacidade de modernizar as instalações do condomínio. Isso pode incluir a atualização de sistemas de segurança, como a instalação de câmeras de vigilância mais avançadas ou a implementação de um sistema de controle de acesso mais eficiente. Além disso, a modernização das áreas comuns, como salão de festas, academia e piscina, pode aumentar a satisfação dos moradores e até atrair novos compradores.

Melhorias na infraestrutura

Investir em melhorias na infraestrutura é essencial para garantir o bom funcionamento do condomínio a longo prazo. Isso pode envolver a renovação de redes elétricas e hidráulicas, reparos em calçadas e estacionamentos, e até mesmo a implementação de medidas sustentáveis, como sistemas de captação de água da chuva ou painéis solares. Essas melhorias aumentam o conforto dos moradores e resultam em economia de custos a longo prazo.

Atualização de áreas de lazer e recreação

Um diferencial importante em condomínios são áreas de lazer bem cuidadas e atualizadas. Com o crédito adequado, é possível renovar espaços como parquinhos infantis, quadras esportivas e áreas de churrasco. Essas melhorias não só promovem um estilo de vida saudável entre os moradores, mas também contribuem para fortalecer o senso de comunidade dentro do condomínio.

Investimento em tecnologia

Com o crédito certo, os condomínios podem investir em sistemas de automação residencial, que permitem o controle remoto de dispositivos e o monitoramento de segurança. Além disso, a implementação de softwares de gestão condominial pode otimizar processos administrativos, facilitando a comunicação entre síndicos, moradores e prestadores de serviços.

O Banco dos Condomínios

Pensando em levar essa série de vantagens para o universo condominial, o HR Digital – O Banco dos Condomínios, instituição financeira autorizada pelo Banco Central, e com foco no mercado condominial, foi fundado pelo Grupo Rocha & Rocha. Aqui, o condomínio encontra a linha de crédito que melhor atende suas necessidades. Um banco com exclusividade para condomínios só poderia trazer atendimento e serviços que suprissem a lacuna deixada pelos bancos tradicionais, tendo o perfil  do condomínio como cliente principal.  

Confira o que cada linha de crédito do HR Digital pode oferecer ao condomínio:

Empréstimo

O condomínio obtém recursos financeiros para qualquer finalidade, com o saldo disponível para movimentação do condomínio através da conta totalmente digital do banco. 

Financiamento

Ao contratar um financiamento, o crédito é direcionado para aquisições de bens ou serviços para o condomínio. Nessa modalidade de crédito, o recurso é enviado diretamente ao fornecedor. 

Garantia de Receita Condominial

Em sua cartela de serviços, o HR Digital ainda oferta a Garantia Total da Receita Condominial, zerando a inadimplência da taxa condominial.

Ficou interessado(a)? Acesse nosso site hrdigitalscd.com.br e saiba mais. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post Transforme seu condomínio: projetos incríveis possíveis com financiamento ou empréstimo apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/transforme-seu-condominio-projetos-incriveis-possiveis-com-financiamento-ou-emprestimo/feed/ 0
Juros da casa própria devem cair https://prednews.com.br/juros-da-casa-propria-devem-cair/ https://prednews.com.br/juros-da-casa-propria-devem-cair/#respond Mon, 15 Apr 2024 15:35:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2463 Os juros para a compra da casa própria devem voltar a cair no Brasil, após a redução de 0,5 ponto percentual da Taxa Selic na quarta-feira (20). Atualmente, os juros do financiamento imobiliário estão em 10,5% por ano na Caixa Econômica Federal. A tendência de outras quedas até o fim do ano criará um cenário […]

O post Juros da casa própria devem cair apareceu primeiro em Prednews.

]]>
Os juros para a compra da casa própria devem voltar a cair no Brasil, após a redução de 0,5 ponto percentual da Taxa Selic na quarta-feira (20). Atualmente, os juros do financiamento imobiliário estão em 10,5% por ano na Caixa Econômica Federal. A tendência de outras quedas até o fim do ano criará um cenário ainda mais favorável para quem deseja comprar imóveis. E esta procura maior também deve valorizar casas e apartamentos.

Mesmo com tantas vantagens para a compra de imóveis, ainda há muita gente que prefere viver de aluguel. Mas o que deve ser levado em conta na hora de escolher entre comprar ou alugar? A reportagem de O TEMPO ouviu um especialista em mercado imobiliário e ele recomenda que a pessoa avalie muitas questões e não tome a decisão pensando apenas na parte financeira.

“Existe obviamente a questão financeira, que a gente pode analisar botando numa planilha de Excel ou na calculadora, mas há um contexto por trás de tudo isso que a gente não pode deixar de olhar que é a questão cultural e eu diria também até a questão psicológica. A compra de um imóvel representa a realização de um sonho para muitas pessoas, às vezes desde criança. E isso vem de geração para geração”, afirma Sergio Cano, professor do MBA de Negócios Imobiliários da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Adquirir um imóvel geralmente dá uma sensação maior de segurança para os brasileiros, que gostam de ter uma casa própria para morar. Financeiramente, esta compra costuma valer mais a pena para as famílias de baixa renda e de classe média, que podem aproveitar as condições especiais do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta modalidade, os juros variam de 4,25% ao ano (para renda familiar de até R$ 2.640) a 8,16% ao ano (para renda familiar de até R$ 8.000). O programa financia imóveis de até R$ 350 mil.

“Nas famílias com renda mais baixa, o sonho da casa própria é ainda maior porque a pessoa, muitas vezes, está morando num lugar que não tem uma urbanização adequada, mora na casa de parentes ou vive em um local onde o peso do aluguel representa muito perante a renda. Além da taxa de juros mais baixa para esses programas populares, também há um subsídio a depender da faixa de renda que a pessoa se enquadra. E projetando isso no longo prazo, pode ser muito mais interessante não só do ponto de vista cultural, familiar e psicológico, mas também financeiramente”, destaca o professor da FGV.

Para as famílias com renda maior do que R$ 8.000 por mês e com uma boa quantia em dinheiro guardada, o especialista afirma que pode valer a pena investir o valor e pagar o  aluguel de um imóvel com parte do rendimento mensal. Mas tudo tem que ser muito bem estudado, principalmente se o investimento for em renda variável, onde o risco é maior.

“Se você é um investidor moderado ou arrojado, faz muito sentido pegar o dinheiro e investir para ganhar cerca de 1% ao mês, em vez de comprar o imóvel e tomar um crédito para ficar pagando uma taxa de juros elevada”, explica Sergio Cano.

Um exemplo: com R$ 500 mil aplicados em fundos imobiliários a uma taxa de 1% ao mês, como sugeriu o professor, o investidor recebe um rendimento de R$ 5.000 mensais, livres de impostos. Em Belo Horizonte, o aluguel de um apartamento de 100 m² custa, em média, R$ 3.441 por mês, de acordo com o último índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, referente a fevereiro de 2024. Ou seja, com o valor de R$ 5.000, a pessoa paga o aluguel e ainda sobram R$ 1.559 mensais.

Por outro lado, quem quer comprar um imóvel de R$ 500 mil e tem R$ 100 mil para dar de entrada (por exemplo, com o FGTS) precisará pegar R$ 400 mil com juros de cerca de 10% ao ano, mais as taxas bancárias. Ou seja, a pessoa irá pagar R$ 40 mil por ano apenas em juros, o que dá R$ 3.333 por mês.

E é importante resaltar que se pessoa não conseguir pagar as parcelas do financiamento, o banco tomará o imóvel na justiça e irá vendê-lo em um leilão. Ou seja, a pessoa perde sua casa e tudo que já pagou. Por isso, é  fundamental fazer as contas e colocar tudo na ponta da caneta.

Concluindo, quem quer comprar ou alugar um imóvel deve considerar muitas variáveis para tomar a decisão:

  • O preço do imóvel
  • A taxa dos juros do financiamento
  • A renda disponível
  • O valor do aluguel
  • O reajuste anual do aluguel
  • A valorização do imóvel
  • A taxa de rendimento do investimento

“A decisão de comprar ou alugar um imóvel é um momento marcante de cada pessoa, e esse momento vai depender dos objetivos e prioridades para encontrar um novo lar. Alguns fatores devem ser considerados ao tomar a decisão. O principal deles é o planejamento financeiro, uma vez que custos adicionais podem chegar até 10% do valor do imóvel. Para aqueles que já avançaram nessa reflexão, esta é uma boa janela de oportunidade do ponto de vista do cenário econômico, já que as taxas de juros de financiamento tendem a cair nos próximos meses, e isso ainda não foi refletido numa alta de preço dos imóveis no mercado”, analisa Thiago Bernardes, head comercial do QuintoAndar.

Mas esta decisão depende do momento de vida de cada pessoa.

“Outros exemplos de fatores a serem considerados são: urgência na mudança – o processo do aluguel tende a ser mais rápido; e pretensão sobre o tempo que ficará no imóvel – no geral, comprar pode ser a melhor opção, em termos financeiros, se você pretende morar nele por pelo menos seis anos”, diz Bernardes.

Momentos em que pode valer mais a pena alugar um imóvel

  • A pessoa vai morar temporariamente numa cidade, por exemplo, para fazer um intercâmbio estudantil, um curso numa faculdade ou trabalhar em algum projeto com tempo determinado
  • A profissão da pessoa exige que ela sempre se mude para outras cidades (engenheiros, jogadores e técnicos de futebol, por exemplo)
  • A família busca flexibilidade e quer morar em alguns bairros para conhecê-los antes de decidir onde irá comprar um imóvel próprio
  • A pessoa tem uma boa quantia para investir e decide usar o valor do rendimento para pagar o aluguel e ainda reinvestir o que sobrar

No entanto, é importante sempre lembrar que a pessoa que aluga um imóvel está pagando mensalmente por um imóvel que não é dela, ou seja, não está construindo um patrimônio (a não ser na última opção citada, quando é investido o valor que sobra do rendimento de aplicações financeiras).

Momentos em que pode valer mais a pena comprar um imóvel

  • A família já tem uma estabilidade financeira, uma boa quantia para dar de entrada (às vezes com o FGTS de anos de trabalho com carteira assinada) e quer se estabelecer naquele bairro e naquela cidade
  • A pessoa se casa e decide sair da residência dos pais, desde que tenha uma boa quantia para dar de entrada ou se encaixa nas condições do programa Minha Casa, Minha Vida
  • Os juros da economia brasileira e do financiamento imobiliário estão baixos e os preços dos imóveis estão defasados, como ocorreu em 2021
  • A família tem estabilidade no emprego e pode usar o FGTS, décimo terceiro salário e horas extras para amortizar a dívida do financiamento.

Imagem: Freepik

Fonte: O Tempo

O post Juros da casa própria devem cair apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/juros-da-casa-propria-devem-cair/feed/ 0
Mau cheiro: como o odor de animais de estimação pode afetar a convivência em condomínios https://prednews.com.br/mau-cheiro-como-o-odor-de-animais-de-estimacao-pode-afetar-a-convivencia-em-condominios/ https://prednews.com.br/mau-cheiro-como-o-odor-de-animais-de-estimacao-pode-afetar-a-convivencia-em-condominios/#respond Thu, 28 Mar 2024 12:32:00 +0000 https://prednews.com.br/?p=2452 A presença de animais de estimação em condomínios é uma realidade cada vez mais comum. Seja um simpático cãozinho ou um adorável gato, esses companheiros peludos trazem alegria para muitos lares. No entanto, junto com essa alegria, vem um desafio que pode afetar a harmonia da convivência condominial: o mau cheiro. O mau odor associado […]

O post Mau cheiro: como o odor de animais de estimação pode afetar a convivência em condomínios apareceu primeiro em Prednews.

]]>
A presença de animais de estimação em condomínios é uma realidade cada vez mais comum. Seja um simpático cãozinho ou um adorável gato, esses companheiros peludos trazem alegria para muitos lares. No entanto, junto com essa alegria, vem um desafio que pode afetar a harmonia da convivência condominial: o mau cheiro.

O mau odor associado aos animais de estimação pode surgir de várias fontes, incluindo urina, fezes e o próprio pelo dos animais. Quando não adequadamente controlado, esse odor pode se tornar incômodo não apenas para os donos dos animais, mas também para os vizinhos em um condomínio.

Impacto na convivência

O mau cheiro proveniente dos animais de estimação pode causar desconforto e até mesmo conflitos entre os moradores de condomínios. Vizinhos podem se sentir incomodados com o odor que invade corredores, elevadores e áreas comuns, o que pode levar a reclamações e prejudicar as relações entre os condôminos.

Além disso, o mau cheiro também pode afetar o valor do imóvel e a capacidade de venda ou aluguel de unidades dentro do condomínio. Isso porque ninguém deseja adquirir ou habitar um espaço que constantemente exala odores desagradáveis.

Possíveis soluções 

A boa notícia é que, existem várias medidas que os proprietários de animais de estimação podem adotar para evitar que o mau cheiro se torne um problema:

1. Higiene regular: Manter uma rotina de limpeza adequada é fundamental. Isso inclui a limpeza diária de caixas de areia para gatos, o recolhimento imediato de fezes e a higienização frequente de áreas onde os animais costumam ficar.

2. Treinamento adequado:Treinar os animais para fazer suas necessidades em locais específicos e ensiná-los bons hábitos de higiene pode reduzir significativamente o mau odor.

3. Produtos neutralizadores de odores:Utilizar produtos específicos para neutralizar odores, como desodorizadores de ambiente e removedores de manchas, pode ajudar a manter o ar fresco e limpo.

4. Consultar um veterinário: Às vezes, o mau cheiro pode ser um sinal de problemas de saúde em animais de estimação. Consultar regularmente um veterinário pode ajudar a identificar e tratar qualquer condição subjacente que possa estar contribuindo para o odor.

Embora a presença de animais de estimação traga muitas alegrias para os moradores de condomínios, é importante reconhecer e lidar com os desafios associados ao mau cheiro que esses animais podem gerar. Com uma combinação de cuidados é possível resolver o mau cheiro e promover uma convivência harmoniosa entre todos os condôminos.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

O post Mau cheiro: como o odor de animais de estimação pode afetar a convivência em condomínios apareceu primeiro em Prednews.

]]>
https://prednews.com.br/mau-cheiro-como-o-odor-de-animais-de-estimacao-pode-afetar-a-convivencia-em-condominios/feed/ 0