Funcionários do condomínio: quem faz o que?

Mais lidas

Quando se fala em funcionários, a expressão “cada um no seu quadrado” pode ser aplicada para respaldar legalmente um condomínio. Porteiro, zelador, vigia e faxineiro são as funções mais comuns nesse tipo de moradia. Conhecendo as competências de cada colaborador e a legislação trabalhista, o síndico e a administração do condomínio podem evitar muitos transtornos, inclusive ações judiciais.

O desvio de função é um problema recorrente, caracterizado por um funcionário que é contratado para exercer uma determinada função, mas atua em outra. Para configurar esse desvio, é necessário que isso aconteça com frequência. Já o acúmulo de função acontece quando um funcionário executa funções diferentes da qual foi contratado, em um mesmo horário de trabalho. Exemplos de desvio ou acúmulo de função acontecem quando o faxineiro executa tarefas de vigilante, o zelador assume o posto de porteiro ou o porteiro sai da guarita para cuidar do jardim.

Como o nome já indica, ao zelador cabe zelar pelo andamento das atividades do condomínio. Esse funcionário lidera todos os outros, que devem prestar contas das suas funções, e assegura a limpeza e organização do condomínio, estando em contato direto com a administração condominial. As atribuições específicas desse cargo variam conforme as convenções dos sindicatos regionais. Porém, toda a categoria deve ter sempre um checklist atualizado com suas tarefas, para garantir que a manutenção preventiva do condomínio esteja em dia.

O porteiro é peça fundamental para o condomínio. Ele coordena a entrada e saída de visitantes, prestadores de serviços e entregas, além do fluxo dos moradores; por isso não devem se ausentar da portaria.  Discrição e cordialidade devem ser características encontradas nesses profissionais, que não podem comentar o que presenciam do dia a dia dos moradores e devem tratar bem, tanto quem mora no condomínio, quanto quem o visita.

Os serviços de limpeza e conservação das áreas comuns do condomínio são de responsabilidade do faxineiro. Eles devem utilizar equipamento de proteção como luvas e botas para o manuseio adequado de material de limpeza e lixo. O armazenamento correto e a economia desse material de limpeza também cabe ao faxineiro, bem como o uso racional de água.

Já o vigia, apesar de exercer atividades muitas vezes ligadas à segurança, não pode ser confundido com o vigilante. Isso porque o vigilante precisa ter curso de formação na área, tendo preparo para enfrentar situações de perigo, protegendo o patrimônio e com noções de segurança pessoal. Ao vigia não é exigindo curso próprio, desempenhando assim, a fiscalização do local de trabalho; o controle de entrada e saída de pessoas e veículos, de maneira menos ostensiva.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação PredNews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias