Manuseio adequado do lixo garante a limpeza do condomínio e a saúde dos moradores

Mais lidas

Entre os principais itens de organização do condomínio está a importância dada a sua limpeza. Para se ter um condomínio limpo, além do trabalho diariamente executado pelos funcionários, também é preciso que cada morador aja de forma consciente e siga todas as normas previstas pela Convenção e pelo Regimento Interno que tratam sobre o tema.

Um ambiente limpo e organizado proporciona mais saúde e qualidade de vida para quem reside, visita ou trabalha no condomínio. O lixo mal acondicionado pode atrair animais indesejados, como ratos e baratas, e com eles surgem a possibilidade de contaminação da água e alimentos, trazendo doenças de diversos tipos. Por isso, para garantir essa limpeza desejada, é indispensável fazer o manuseio correto de todo o lixo produzido nas unidades. 

As regras sobre o manejo do lixo são facilmente encontradas no Regimento Interno e cada condomínio possui formas diferentes de abordar o assunto. Alguns orientam que seus moradores levem os resíduos de suas unidades, devidamente acondicionados em sacos plásticos, para a lixeira do condomínio. Outros condomínios marcam horário para a coleta do lixo diretamente nas unidades, tarefa realizada pelos funcionários do prédio, que encaminham o lixo à lixeira geral. Dicas como embalar bem os objetos cortantes antes de colocá-los no lixo, para a segurança dos funcionários, e não colocar líquidos no saco plástico onde será depositado o lixo, para evitar mau cheiro, devem ser seguidas independente do condomínio em questão. 

Uma vez depositado na lixeira geral do condomínio, o indicado é que o lixo seja colocado na rua por funcionários, somente no horário em que a coleta pública passa para recolhê-lo. Isso evita problemas com a legislação municipal e ainda garante que os arredores do condomínio continuem limpos. 

Coleta seletiva

É cada vez mais comum que os condomínios adotem a coleta seletiva do lixo gerado pelos moradores. A coleta seletiva é uma prática sustentável que separa o lixo dos materiais que podem ser reaproveitados por meio da reciclagem. Uma atitude muito consciente e fundamental para a preservação do meio ambiente.

Os benefícios ambientais são muitos: evita a poluição do meio ambiente (água, ar e solos) provocada pelo lixo; previne enchentes; prolonga a vida útil dos aterros sanitários, pois diminui a quantidade de resíduos a serem enterrados; e reduz o consumo de energia. Economicamente, a coleta seletiva gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis; representa uma atividade econômica indireta, tanto pela economia de recursos naturais quanto pela diminuição dos gastos com tratamento de doenças, controle da poluição ambiental e remediação de áreas degradadas. 

A implantação do sistema de coleta seletiva do lixo é feita por meio da cor diferenciada das lixeiras (amarelo para metal, azul para papel, verde para vidro, vermelho para plástico, etc.). Para isso, os materiais que poderão ser reciclados devem ser separados do lixo comum no momento do descarte.

Imagem: Pixabay

Fonte: Redação PredNews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias