No mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização da saúde do homem, não apenas do câncer de próstata, mas da sua saúde como um todo. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha visa “sensibilizar homens, gestores e profissionais de saúde sobre o autocuidado e o cuidado integral da saúde, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento”.
Dados importantes
No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Vale ressaltar que, atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina de acordo com o Ministério da Saúde, o que reafirma sua gravidade no país.
A campanha porém enfatiza que a saúde masculina vai além do câncer de próstata: inclui prevenção de doenças cardiovasculares, cuidados com saúde mental, infecções, agravos diversos.
Por que falar disso no condomínio?
- O condomínio é uma comunidade onde homens e mulheres convivem, e a promoção de saúde pode se dar também nesse ambiente cotidiano.
- Homens em condomínios muitas vezes cuidam de manutenção, da rotina, mas deixam de cuidar da própria saúde, e esse é um espaço para sensibilização.
- Criar ambiente de apoio ao cuidado masculino fortalece a cultura de bem-estar no condomínio como um todo. Atividades coletivas e informais no condomínio oferecem um “gancho” para abordar saúde masculina de forma leve, acessível e integrada ao dia-a-dia.
Dicas para engajar os homens do condomínio
- Cartaz ou e-mail direto com mensagem clara
Por exemplo: “Homem, que tal cuidar de você também? Novembro Azul: cuide da saúde.” Use os dados acima para sensibilizar. - Palestra ou roda de conversa no salão de festas
Convide um profissional (médico, nutricionista, educador físico, enfermeiro) para falar de “saúde do homem”. Não só de próstata, mas alimentação, exercícios, saúde mental, entre outros pontos.
Fazer no fim da tarde ou sábado dá mais chance de adesão. - Atividade prática em grupo
Caminhada ou alongamento no espaço externo do condomínio, no fim de semana, com camiseta azul (tema da campanha). Aproveite para distribuir folhetos com orientações. - Incentivo com convivência
Após a atividade/rodas, fazer café ou happy hour leve, aproveitando para retomar o tema “vamos cuidar da nossa saúde juntos”. Isso faz com que a campanha entre no cotidiano, não fique apenas em cartaz. - Estímulo à detecção precoce
Relembrar que doenças masculinas graves costumam ter melhores desfechos se detectadas cedo. Inserir no material: “Procure seu médico ou a Unidade Básica de Saúde. Cuidar cedo salva.”
No material oficial relembre: “As chances de cura aumentam muito se o diagnóstico for feito no estágio inicial”. - Comunicação integrada digital + analógica
No condomínio: newsletter, quadro de avisos, WhatsApp de moradores, post no grupo do condomínio. Usar vídeo curto ou infográfico ajuda. - Cuidado o ano todo, não só em novembro
Reforçar que a saúde do homem deve fazer parte da rotina, não apenas no mês de campanha. Conforme orientação nacional: “a perspectiva é voltada à saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata”.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação PredNews



