Planejamento é a base para a organização das finanças pessoais. É planejando que se pode arcar com todos os compromissos dentro dos prazos e garantir, no caso da taxa condominial, por exemplo, a manutenção e conservação do condomínio. Água e luz das áreas comuns, aquisição de materiais de limpeza e contratação de serviços, além do pagamento de funcionários e outras despesas do condomínio dependem da cota paga dentro do prazo. Com a taxa em dia, a saúde financeira do condomínio fica equilibrada e sua administração pode executar melhorias em benefício da coletividade.
Já quando a cota condominial está atrasada, os prejuízos são diretamente sentidos na estrutura do condomínio, que não consegue arcar com suas obrigações e a manutenção das instalações é prejudicada. A consequência disso é que pontos como tranquilidade, segurança e bem-estar dos próprios condôminos são afetados.
Isso tudo mostra a importância da organização do orçamento doméstico na vida do condômino. Se você está com dificuldades de ajustar suas finanças, a PredNews vai te dar dicas de controle de gastos e equilíbrio nas contas, vamos a elas!
O primeiro passo para a organização do orçamento doméstico é fazer um diagnóstico financeiro, anotando detalhadamente todos os gastos, analisando a renda que entra e com o que o dinheiro é usado. Isso pode ser feito em um caderno, uma planilha ou até mesmo por aplicativo no celular.
Reduzir os gastos desnecessários é o segundo passo nesse controle orçamentário. Eles podem impedir que você consiga fechar todas as contas do fim do mês. Pequenos hábitos, como o banho demorado ou a luz do abajur representam excessos se colocados na ponta do lápis. Elaborar uma lista de compras é uma boa dica para levar somente aquilo que você realmente precisa e controlar os impulsos consumistas.
Com a lista em mãos, tome as decisões de compra em casa. Locais como lojas, supermercados e shoppings podem ser verdadeiras armadilhas de estímulo ao consumo. O pagamento das compras à vista, quando houver desconto, também é vantagem para o consumidor.
Agora é hora de fazer projetos de vida para curto, médio e longo prazo; e também analisar quanto tempo levará e quanto custará para realizar cada um deles. Planejar e poupar são os caminhos para realizar seus sonhos e ter tranquilidade financeira, sem deixar de honrar o pagamento das contas fixas do dia a dia e poder traçar metas sempre maiores.
Imagem: Pexels
Fonte: Redação Prednews