Paz no condomínio: como alcançá-la?

Mais lidas

Uma propriedade comum, onde não existe um único dono, mas um grupo de pessoas como proprietários. Assim pode se definir um condomínio. Um formato de moradia que tem se expandido cada dia mais e se tornado primeira opção para quem busca segurança, comodidade de serviços próximos(academia, salão de beleza, etc.) e lazer em um único lugar. Entretanto, com a presença de diferentes moradores e, consequentemente, suas diferentes personalidades, como estabelecer a paz dentro das dependências condominiais?

Os conflitos entre moradores podem acontecer pelos mais variados motivos. As crianças de uma determinada unidade estão fazendo um barulho de enlouquecer, ou o vizinho folgado estacionou na vaga errada, tem aquele condômino que parece não lembrar os horários de silêncio do prédio, tem condômino que não cuida da higiene das áreas comuns e joga lixo em locais inadequados, e os que possuem animais de estimação, mas não querem ter trabalho com a limpeza dos dejetos dos bichinhos. 

O primeiro passo para lidar com tantas fontes de conflitos é ter paciência. Com serenidade é mais fácil buscar alternativas e solucionar problemas. O estresse e a intolerância podem agravar situações que podem ser resolvidas com uma simples e boa conversa. 

Conversa, inclusive, é outra maneira indispensável de promover a paz no condomínio. O diálogo é uma ferramenta poderosa na elucidação de brigas entre condôminos, sejam elas por qual razão for. Conversando, colocando os fatos em questão para discussão e procurando maneiras de sanar os problemas que surgem no dia a dia de um condomínio a desejada tranquilidade condominial pode ser alcançada. 

As regras condominiais, estabelecidas pelo Código Civil, pela Convenção e Regimento Interno devem direcionar os condôminos sobre seus direitos e deveres. Normas de convivência sobre horários, animais de estimação, uso das áreas comuns e seus equipamentos, limpeza e conservação predial, destinação das vagas de garagem, barulho e outra infinidade de temas são encontrados nesses documentos. 

Com tanta relevância para a harmonia e bem-estar do condomínio, as regras internas (Convenção e Regimento Interno) devem estar em constante atualização, para garantir que as demandas que surgem com o tempo estejam condizentes com as regras impostas para moradores. 

Essas regras podem chegar ao condômino por meio de campanhas de conscientização, que devem ser rotineiramente enviadas aos moradores, seja via WhatsApp, por e-mail, em vias impressas, fixação em elevadores e outras áreas de maior circulação do condomínio, como hall de entrada, e até distribuídas durante reuniões condominiais. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias