O cadastro dos moradores do condomínio tem uma grande relevância para a organização da sua administração e impacta diretamente em questões como, por exemplo, a segurança do empreendimento, afinal, é por meio dessa ferramenta que é possível fazer o controle de entrada e saída das dependências condominiais.
Mediante o cadastro o porteiro identifica moradores, visitantes e prestadores de serviço. A lista com o nome completo dos moradores, incluindo proprietário e todos os seus dependentes, os respectivos números de telefone e o modelo e placa dos veículos são itens que reforçam a segurança na entrada e saída do condomínio e compõem um modelo de cadastro básico.
Já o cadastro completo inclui contatos de trabalho, documentos pessoais como RG e CPF, entre outros dados, necessários em caso de urgência. O cadastro completo deve ser mantido de forma sigilosa pelas administradoras e síndicos, diferentemente do cadastro básico, que precisa constar na portaria.
Dessa forma, com o crescimento dos condomínios e suas estruturas, o cadastro funciona como facilitador para a identificação de tantos usuários que buscam o acesso à propriedade.
Em condições emergenciais, com problemas graves como incêndio, vazamentos de gás ou arrombamento de uma unidade, o cadastro novamente pode ser usado como uma medida de segurança para contatar condôminos.
O cadastro também é um recurso facilitador da comunicação entre administração e condôminos. Além dos boletos, comunicados, convocações de assembleias, campanhas de conscientização, convites e até advertências e multas podem ser encaminhados aos moradores por meio dos seus dados cadastrados.
Os dados atualizados conferem ainda maior rapidez ao recebimento de correspondências e encomendas, permitindo melhor organização desse processo e maior segurança aos destinatários.
No caso de uma ação de cobrança por atraso nas taxas condominiais ou protesto, dados dos proprietários, como o CPF e outros serão exigidos. Com o cadastro, a procura por cartórios de registro de imóveis para conseguir essas informações do condômino inadimplente pode ser evitada, dando mais celeridade ao processo.
Tantas funcionalidades fazem do cadastro um mecanismo essencial para o pleno funcionamento do condomínio e é por essa razão que ele deve ser mantido sempre atualizado, com informações relevantes sobre cada morador, que facilitem seu contato e possibilitem que a segurança e organização condominial sejam preservadas.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews