Portaria remota e suas vantagens

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Reforçar a segurança e reduzir os custos em um condomínio parecem música para os ouvidos dos moradores e também da administração. Em muitos empreendimentos esses são atrativos para a instalação da portaria virtual, também conhecida como portaria remota. Ter monitoramento 24h, por meio de câmeras e sistemas via internet, e ainda eliminar um dos mais elevados custos do condomínio, que são os honorários do porteiro, fazem desse tipo de portaria uma alternativa muito buscada.

A folha de pagamento dos funcionários é um dos maiores gastos em um condomínio, aumentando, consequentemente, o valor da cota condominial. A portaria virtual elimina a necessidade de contratação de um porteiro e eventuais ações trabalhistas para o condomínio. 

Mas, para a implantação desse tipo de serviço, algumas informações são cruciais na decisão final de contratação de uma empresa especializada. Confira agora o que você precisa saber sobre a portaria virtual antes de contratá-la para o seu condomínio.  

Qual condomínio se enquadra com a portaria virtual?

Apesar das vantagens, a portaria virtual não se encaixa para todos os tipos de empreendimento. Grandes condomínios, com múltiplas portarias e entradas podem ser um cenário propício para a redução da eficiência desse sistema de segurança e ainda para a elevação dos custos. Os condomínios pequenos, com um número menor de unidades, conseguem sentir, de fato, a redução das despesas na folha de pagamento dos funcionários. 

Como funciona? 

Para o funcionamento do sistema de portaria virtual, alguns equipamentos são indispensáveis. Entre eles estão: sistema de biometria, tags ou apps (usados para a identificação na entrada ou saída de moradores do condomínio, por meio da leitura da digital, cartões, QR code e outros); câmeras (fundamentais para a transmissão de imagem e som via internet, e contato entre operador e morador ou visitante); abertura e fechamento de portões remoto (para que o operador tenha controle do portão à distância); internet/telefonia com redundância (para evitar transtornos em caso de falhas na conexão é importante que haja uma segunda alternativa de comunicação entre empresa e condomínio); backup das imagens (caso seja necessário, a empresa deve disponibilizar as imagens salvas em nuvem ao condomínio); gerador ou sistema de Nobreak (em quedas de energia, o gerador ou nobreak podem manter ativos os portões e equipamentos de segurança e comunicação); além de outros. 

O trabalho de vigilância do condomínio é feito 24h, por profissionais especializados que se encontram numa central de monitoramento, acompanhando todo tipo de movimentação nas dependências condominiais e em suas proximidades.  

O atendimento aos visitantes, entregadores e prestadores de serviço também é feito remotamente, pelo profissional da empresa contratada para a portaria virtual, por meio do interfone, seguindo protocolos de identificação e correta destinação de cada demanda. Dessa forma, a segurança patrimonial é reforçada e os resultados desse método virtual de proteção podem ser visivelmente sentidos por toda a comunidade condominial. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

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