O condomínio se tornou ao longo dos anos uma das mais procuradas formas de moradia em todo o mundo. Esse crescimento vertical se deve a diferentes fatores, entre eles a estrutura completa que muitos desses empreendimentos disponibilizam para seus proprietários, como área de lazer bem equipada, academia, brinquedoteca e espaço gourmet, entre outros, que agregam valor ao investimento e comodidade para os usuários.
É fácil perceber que, manter o funcionamento de tamanha estrutura não é uma das missões mais simples a ser executada, especialmente se considerarmos outra série de fatores que estão embutidos nessa manutenção, como o gerenciamento do quadro de funcionários, a contratação de prestadores de serviços e a aquisição de material de limpeza, por exemplo. Isso porque, sequer foram citados os problemas de ordem comportamental dos moradores e visitantes, que podem ser uma tremenda dor de cabeça para um síndico.
Mas, calma! Nada que uma boa organização de rotina não resolva. Confira as dicas que o PredNews preparou para facilitar seu dia a dia.
- Planeje-se:
O planejamento é uma ferramenta poderosa para uma gestão condominial de excelência. Os objetivos de curto, médio e também longo prazo devem ser estabelecidos na planilha de organização do síndico; devendo estar incluso tarefas diárias, semanais, mensais e anuais. Isso evita que o síndico se perca em suas obrigações.
2. Foque:
Quase todos os campos do mercado exigem foco de seus profissionais. Desde as tarefas mais simples, até as mais complexas, pedem foco em sua execução para o alcance de melhores resultados. Um síndico focado não deixa atividades pela metade, não esquece de algumas delas ou adia soluções para problemas condominiais. Além de trazer eficácia para a gestão, o foco evita o acúmulo de demandas que podem prejudicar a manutenção e preservação do condomínio.
3. Esteja atento à legislação:
Uma boa gestão está respaldada na legislação vigente referente aos condomínios. Tenha atenção às alterações das normas federais, estaduais e municipais.
4. Delegue tarefas:
Um bom administrador sabe o grau de competência de seus funcionários e é capaz de delegar atividades para a equipe. Isso otimiza tempo e melhora a qualidade na execução das tarefas.
5. Contrate uma administradora de condomínios:
Esse tipo de empresa oferece o apoio necessário para tornar sua gestão eficiente, auxiliando em departamentos como contabilidade do condomínio, gestão de recursos humanos, cobranças e assessoria jurídica.