Setembro Amarelo: campanha pela valorização da vida

Mais lidas

Valorizar a vida e lutar contra os altos índices de suicídio a partir da prevenção e conscientização é o principal objetivo do Setembro Amarelo. Criada em 2015, a campanha surgiu da parceria entre o Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); e hoje tomou proporções maiores, contando com o apoio de diversas entidades em diferentes segmentos, além do suporte dado pela própria sociedade civil, que abraçou a causa. 

Prevenção

Setembro foi escolhido por ser o mês do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, marcado em 10 de setembro. O objetivo é disseminar e fortalecer a ideia de que suicídios são evitáveis. A OMS aponta uma série de medidas que podem ser tomadas para prevenir o suicídio e suas tentativas, incluindo:

  • Redução de acesso aos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações);
  • Cobertura responsável pelos meios de comunicação;
  • Introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool;
  • Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo;
  • Formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas;
  • Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio e prestação de apoio comunitário.

188

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida(CVV) realiza um trabalho de apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita a todos que precisam de ajuda. Por meio do telefone 188, sob total sigilo, a instituição oferece atendimento profissional 24 horas por dia, todos os dias.

Imagem: Pexels

Fonte: Redação PredNews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias