Uso consciente das áreas comuns: harmonia e organização garantidas

Mais lidas

Um dos atrativos mais relevantes na escolha do imóvel para alugar ou comprar são as áreas comuns desse empreendimento: salão de festas, piscina, churrasqueira, espaço gourmet, deck, playground, quadra esportiva, são alguns deles. Porém, essa mesma importância deve ser dada durante sua utilização. Isso porque, as regras que regem a convivência nesses espaços coletivos precisam ser cumpridas por todos os moradores e visitantes do condomínio. 

Cada morador, além dos visitantes e funcionários devem respeitar o espaço do outro. Essa é a fórmula primordial para a garantia de um ambiente tranquilo no condomínio. Os problemas surgem quando os moradores acham que podem usar as áreas comuns como se fossem a extensão de suas unidades. 

Para regular esse uso dos espaços coletivos, as regras de utilização devem constar na Convenção e no Regulamento Interno de cada condomínio. Nesses documentos, além dos direitos, os deveres dos condôminos devem estar bem especificados e compreensíveis. O trabalho de conscientização dos moradores deve partir da ideia de que as normas não estão estabelecidas para gerar desconforto a ninguém, ao contrário disso, são elas que deverão garantir o bem-estar, a harmonia e segurança de todos. 

O condomínio abriga diversos tipos de pessoas e cada uma delas possui suas rotinas particulares. Enquanto uns querem se divertir na piscina ou na quadra de esportes, outros querem descansar em suas unidades. Por isso, o horário permitido para utilização dos ambientes condominiais é uma regra tão importante, pois possibilita que os usuários desfrutem dos espaços comuns sem prejudicar o sossego dos demais moradores. 

A higiene das áreas comuns também é uma norma que deve ser respeitada para manter a saúde e a qualidade de vida da comunidade condominial. Não jogar lixo em local inapropriado, descartar corretamente os resíduos na lixeira do edifício, estar atento ao recolhimento imediato dos dejetos produzidos pelos animais de estimação, estão entre as normas de manutenção da limpeza. 

Outra regra quando se trata dos espaços coletivos do condomínio é a preservação e manutenção dos equipamentos destes locais. Playground, sala de jogos e outros ambientes com diferentes tipos de equipamentos (balanços, brinquedos, mesas, banquinhos, etc.) devem ser usufruídos adequadamente, sem gerar danos ao patrimônio comum e consequentes penalidades aos responsáveis. 

Cada condomínio possui ainda suas exigências quanto à reserva de determinados ambientes, como o salão de festas, o espaço gourmet, churrasqueira e outros. Assim, o condômino que deseja utilizar a área deve reservá-la com antecedência junto à administração do condomínio, definindo data e horário desejados, assinando estar ciente das normas do condomínio de uso e preservação do local. Além das regras, o bom senso é um poderoso aliado para a harmonia e organização do ambiente condominial. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias