Os constantes avanços da tecnologia têm impactado diferentes segmentos sociais. A segurança em condomínios verticais e horizontais é um deles. Afinal, acompanhando o crescimento das inovações tecnológicas estão os índices de violência nos grandes centros urbanos e até em cidades do interior. Tomar providências para se proteger passou a ser uma necessidade básica.
Nesse quesito um forte aliado é o sistema de monitoramento de câmeras, que pode supervisionar as diversas áreas do condomínio, incluindo áreas de lazer, corredores, elevadores e outras. Os porteiros, zeladores e demais funcionários responsáveis poderão, assim, ter uma melhor visualização de todo o espaço condominial e o que nele acontece.
O aprimoramento das funcionalidades de imagem dessas câmeras favorece sua eficiência e trazem melhores resultados para quem opera os equipamentos ou solicitam imagens deles.
Além dos benefícios do monitoramento por câmeras, a tecnologia permite ainda que as imagens coletadas sejam armazenadas em nuvem, o que possibilita um grande volume de arquivos ser guardado em segurança e verificado sempre que necessário. A busca por imagens pode ser feita de maneira simples, com login e senha, pesquisando a data e hora do acontecimento em questão.
A implantação da biometria para identificação de moradores é outra medida que garante maior segurança ao condomínio. O acesso ao empreendimento é controlado por máquinas de alta tecnologia que capturam, registram e leem as impressões digitais previamente cadastradas nos sistemas e garantem que a liberação da entrada seja permitida apenas com a confirmação da digital. Além de moradores, o sistema de biometria pode registrar funcionários do condomínio e funcionários domésticos das unidades.
Como a digital é única em cada pessoa e não pode ser copiada, a biometria hoje é um dos métodos mais eficientes de segurança condominial. Em um futuro próximo, a identificação biométrica será o meio mais utilizado para se ter acesso a condomínios e empresas. Para tanto, o barateamento desses equipamentos será um dos fatores de estímulo.
Os sensores de movimento fazem parte dos aparatos tecnológicos para proteção da comunidade condominial. Eles podem ser instalados nos acessos do condomínio, permitindo que o portão abra e feche logo em seguida, em poucos segundos, quando o veículo passa.
A tecnologia disponibiliza ainda itens como o botão de pânico, que acionado, emite um comunicado para as autoridades competentes por meio de uma central de monitoramento que funciona 24h. Alarmes, softwares especializados no controle de correspondências e monitoramentos à distância são outros exemplos de como o mundo tecnológico pode reduzir a incidência de atos criminosos em condomínios e proporcionar uma sensação maior de segurança para os condôminos.
Imagem:Pixabay
Fonte: Redação Prednews