4 dicas para fazer a manutenção de telas de proteção
1. Dê preferência para materiais resistentes
O primeiro ponto importante para a manutenção de telas de proteção é dar preferência para materiais resistentes. Telas de ferro e alumínio, por exemplo, podem parecer mais acessíveis a princípio, mas são menos duráveis. Isso acontece especialmente em ambientes externos, que sofrem com danos do sol, da chuva e outra intempéries.
Já as telas de aço galvanizado, aço inoxidável ou revestidas em PVC são bem mais resistentes, por isso combinam com áreas expostas à ação do tempo. Desse modo, você diminui o número de manutenções necessárias para conservar a proteção.
2. Escolha a tela certa para o seu projeto
Escolher a tela adequada pode fazer toda a diferença para a manutenção. De acordo com as atividades da área, você pode precisar de diferentes soluções em cercamento.
Estacionamentos, por exemplo, precisam de flexibilidade para alterar o layout da cerca conforme a necessidade do estabelecimento. Por outro lado, as áreas da casa e do condomínio precisam limitar o acesso de pessoas.
Além disso, vale lembrar que regiões sujeitas à ação da maresia e outras intempéries também demandam materiais mais resistentes.
3. Respeite as indicações do fabricante
Respeitar as recomendações do fabricante é fundamental para conservar suas telas por mais tempo. Embora a necessidade de manutenção dependa do tipo de material utilizado, também depende da forma como se cuida da tela no dia a dia.
Por isso, siga sempre as indicações da marca para cuidar das telas na sua propriedade. Utilize sempre os produtos de limpeza adequados para o material e evite mexer nas instalações da tela sem um profissional especializado. Isso é importante para prolongar a vida útil da cerca e diminuir o tempo entre cada manutenção das telas de proteção.
4. Verifique o estado das telas regularmente
Mesmo com materiais de excelente qualidade, é necessário verificar o estado das telas algumas vezes por ano. Alguns danos não podem ser evitados e acabam prejudicando a sua proteção.
Durante a checagem, tenha atenção aos detalhes do cercamento. O revestimento do arame, os ganchos de fixação e o formato da tela, por exemplo, podem indicar que é hora de fazer a manutenção.
Quando trocar as telas de proteção?
A dúvida mais comum de quem decide cercar a propriedade com telas de proteção é: quando trocar? A verdade é que não existe uma resposta certa. Dependendo do material do arame e das condições climáticas da área cercada, as telas podem durar cerca de 10 anos.
Contudo, existem alguns indícios de que é hora de trocar as telas. O primeiro é a mudança nas necessidades do local. Nesse caso, é preciso adquirir uma nova solução em cercamento.
Já os danos nas telas instaladas também podem ser indícios, por isso é importante verificar o estado das telas de vez em quando. Veja se as telas estão bem fixadas e se há algum indício de que os ganchos de fixação estão danificados. Além disso, observe se o material apresenta algum tipo de corrosão e se o revestimento está descascando.
Alguns impactos podem empenar a tela, como o choque das bolas na quadra esportiva e os esbarrões no estacionamento. Portanto, confira se o formato original foi preservado após um bom tempo de uso.
Imagem: Pixabay
Fonte: Telas Guará/Viva o Condomínio