O paisagismo tem cumprido um papel importante nas zonas urbanas ao resgatar o convívio com a natureza e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além do bem-estar e da estética, um local com plantas e arborizado também cumpre uma função ambiental e, principalmente, transmite segurança. “Itens como iluminação e escolha de espécies apropriadas a partir do projeto paisagístico valorizam o patrimônio e colaboram com a segurança do local”, explica a paisagista Geórgia Botelho.
Segundo ela, para projetar um jardim que ajude a criar um ambiente seguro, é preciso avaliar todos os aspectos que norteiam o imóvel como muros, estruturas, equipamentos. “É preciso um planejamento prévio”, acrescenta, ao destacar alguns pontos que devem ser levados em consideração: árvores, arbustos e palmeiras próximos dos limites da propriedade que possam permitir o acesso de invasores; vegetação perto de câmeras de segurança e alarmes; iluminação inadequada com excesso em áreas de grande circulação e ausência em áreas de pouco fluxo de pessoas.
Além da segurança material, Geórgia cita também a importância da segurança psicológica – que envolve o sentimento, atitudes e anseios dos frequentadores do local – no projeto paisagístico. “Este é um ponto de maior fragilidade entre os habitantes de locais urbanos. As doenças modernas, como ansiedades, estresse, depressões, síndromes, obesidades, anorexias, dependência química têm ligação direta com o ambiente em que se habita e frequenta”, diz, advertindo:
“A vida em condomínios requer atenção especial. Os espaços de uso coletivo devem estar cada vez mais convidativos, resgatando as conversas e a conectividade entre as pessoas. Muitos espaços sem uso ou antigos podem ser revitalizados atraindo o interesse dos moradores em usufruir do ambiente, sair do seu apartamento e espairecer a mente nos jardins do residencial. Sentir-se seguro e feliz é uma maneira de inibir potenciais atos de violência, uma vez que pessoas felizes são firmes, criativas e não se permitem abalar com sentimentos negativos ou medos”, aponta.
Parceria é fundamental
De acordo com o especialista na área, engenheiro André de Pauli, a prevenção do delito através do projeto ambiental está, inclusive, respaldada no Crime Prevention Through Environmental Design – CPTED, sigla em inglês para o conceito que propõe a redução da incidência de atividades criminosas e a sensação de medo através do ambiente construído. O trabalho se baseia em cinco princípios básicos que devem ser seguidos na hora de projetar um espaço seguro: vigilância natural; reforço territorial; controle natural de acessos; manutenção e participação comunitária.
“Olhar e ser olhado é um dos pilares do CPTED, no qual se destaca a condição da vigilância natural dos que vivem neste espaço”, explica.
No entanto, o engenheiro destaca a importância do planejamento durante o projeto da obra. Segundo ele, deve-se promover uma parceria entre o paisagista/arquiteto e o projetista do sistema de segurança condominial para evitar, principalmente, desperdício de recursos. “Muitas vezes, é necessário mexer na vegetação para instalar, por exemplo, as câmeras de videomonitoramento”, diz.
A associação do paisagismo com iluminação também são fortes elementos de proteção, ressalta o engenheiro. “Locais que produzem volumes muito escuros podem causar insegurança ou facilidade ao crime. Portanto, tudo que é planejado e com cooperação de especialistas resulta em sucesso”.
SAIBA MAIS
- Árvores de grande porte devem estar a cinco metros de distância dos muros
- Na hora de posicionar câmeras de segurança, verifique os pontos cegos e mantenha a vegetação podada
- A iluminação do perímetro e áreas de pouco uso são essenciais para manutenção da segurança
- Evite áreas ociosas e sem manutenção, áreas em desuso são propícias a invasões
- Ambientes vegetados diminuem os ruídos, os gases nocivos e o calor do ambiente
- O paisagismo transforma os ambientes promovendo a qualidade de vida e a conectividade entre os moradores;
- Os espaços de uso coletivo devem ser convidativos
- Lugares agradáveis e bem cuidados são pacíficos e aumentam o sentimento de segurança
- Produzir alimentos no jardim é uma tendência mundial, cultive!
Imagem: Freepik
Fonte: Geórgia Botelho/ Condomínio SC