Espaços reduzidos têm se tornado cada vez mais comuns nas grandes cidades, especialmente quando o assunto é condomínio. O desafio agora é buscar soluções práticas e eficazes no campo do design de interiores, que tragam conforto, elegância e personalidade aos pequenos apartamentos, além de otimização dos espaços disponíveis.
Pensando nessa realidade, listamos abaixo dicas preciosas para garantir que toda a área do seu apartamento seja aproveitada de forma funcional e inteligente.
Use espelhos: Os espelhos trazem leveza aos espaços e a tão desejada sensação de amplitude que um imóvel pequeno necessita. A escolha pode ser por grandes peças, que ocupam até paredes inteiras em muitos casos, ou ainda pequenos espelhos que integram um conjunto.
Cores: Assim como os espelhos, as cores claras podem ser utilizadas para dar sensação de amplitude ao espaço desejado. Uma dica especial é usar duas cores numa mesma parede, com a divisão feita à meia altura, para quem deseja alongar um ambiente; devendo a parte inferior ser pintada com cores mais escuras e a parte superior com tons leves.
Móveis multifuncionais: Um único móvel com mais de uma finalidade pode reduzir o espaço que seria ocupado por várias peças. O sofá-cama é um excelente exemplo de móvel com diferentes formas de uso e economia de espaço. Além dele, banquinhos podem ser usados como assento, mas também como mesinhas de apoio; a cama baú além de garantir boas noites de descanso, pode armazenar uma infinidade de itens dos seus donos; a mesa de centro pode ter gavetas para organizar objetos; beliche com escrivaninha e nichos na base; mesas com prateleiras de armazenamento na cozinha, sala e escritório; entre outros.
Móveis planejados: O investimento em móveis feitos sob medida para o ambiente disponível é uma ótima alternativa para liberar espaço de circulação e aproveitamento para outras finalidades.
Portas de correr: Em pequenos ambientes, alguns centímetros podem fazer grande diferença. No caso da abertura das portas, se elas precisam ser puxadas para fora podem atrapalhar o espaço de circulação das pessoas. O ideal é apostar em portas de correr para conquistar mais espaço nos quartos, banheiros, cozinha e outros pontos do apartamento.
Exercite o desapego: Não guarde aquilo que não será usado. Desapegue! Abrir mão de objetos não utilizados libera espaço para as coisas realmente importantes e necessárias para o seu dia a dia. Ainda na linha do desapego, faça escolhas inteligentes para os espaços que você dispõe, desapegando de ideias prontas que podem funcionam em outros espaços, não no seu. Um exemplo disso são poltronas e mesas de centro, que podem trazer um charme a mais para muitas salas, mas podem ser um incômodo para a circulação em uma sala pequena.
Imagem: Pexels
Fonte: Redação Prednews