Árvores frutíferas: quais cuidados devem ser tomados?

Mais lidas

Não há como negar que ter árvores por perto trazem benefícios à saúde, geram mais qualidade de vida e bem-estar. Nos espaços urbanos, as vantagens resultantes do plantio de uma árvore são muitas, em especial porque as cidades estão perdendo essa possibilidade de convivência diária com a fauna. Além da sombra e das temperaturas amenizadas, as árvores frutíferas podem ainda presentear com deliciosos e nutritivos frutos. 

Em condomínios, as árvores frutíferas também são uma boa pedida. Nesse caso, entretanto, alguns fatores como espaço, porte da árvore e tipo de frutos devem ser considerados durante sua escolha. 

A primeira providência a ser tomada quando o condomínio decide pelo plantio de uma árvore frutífera é buscar a orientação de um profissional especializado nesse ramo. Ele deverá apontar os caminhos para a escolha adequada do tipo de árvore para o local. 

Nas áreas comuns dos condomínios o tamanho que a árvore atingirá futuramente, tanto horizontal, quanto verticalmente, deve ser considerado. Quando grandes, elas devem ser regularmente podadas e seus frutos grandes precisam ser colhidos sempre que necessário. Isso pode evitar alguns incidentes, como frutos caírem sobre pessoas que passam por baixo da árvore ou nos carros estacionados. 

É importante que a administração do condomínio mantenha os moradores informados, por meio de comunicados, inclusive fixando-os nas áreas comuns do prédio, sobre os riscos de estacionar veículos embaixo das árvores. 

O ideal é que o condomínio opte por árvores de frutos menores, que não representem prejuízos ou incidentes, caso caiam. Apesar de saborosos, frutos grandes podem machucar pessoas que estejam próximo às árvores, principalmente crianças, que são mais frágeis e costumam brincar embaixo delas. Frutos mais moles, como carambola e acerola, e que liberem menos tinta em seu líquido também são mais indicados para condomínios.

Já nos locais de passeio público do condomínio é indicado que sejam evitadas árvores que possuam raízes superficiais, que podem quebrar o piso e resultar no acidente de moradores. O plantio de árvores de grande porte também deve ser evitado nas proximidades de postes e de fiação elétrica.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias