Quem tem criança em casa sabe, uma pequena distração pode representar um grande perigo. Esse perigo pode surgir de várias formas e em qualquer lugar. Por isso, ter atenção com os pequenos nunca é demais.
Não permita que as crianças brinquem próximo às instalações do sistema de gás do condomínio ou outros locais impróprios, que coloquem em risco sua vida e saúde. Lembre-se: crianças nunca devem ficar sem a supervisão dos pais ou responsáveis. Para prevenir acidentes fique atento às crianças, suas brincadeiras e trajetos percorridos dentro das dependências condominiais. Da mesma forma, oriente a criançada a cumprir as regras condominiais de manutenção, organização e limpeza do nosso patrimônio comum. Educação começa em casa.
Mas, nem só de regras se vive. Brincar é sinônimo de saúde e união entre a família e os amigos, por isso, listamos abaixo algumas brincadeiras muito divertidas e que podem garantir excelentes momentos entre a comunidade condominial.
- Jogar bola, correr e dançar são estímulos incríveis para o desenvolvimento motor da criança. Essas atividades contribuem para dar maior facilidade de movimentos do corpo, mais força e flexibilidade, bem como para a melhoria da coordenação motora dos pequenos.
- Basquete, vôlei e tênis, entre outras modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento motor da criança, além de favorecer a interação social com outras crianças do condomínio.
- Pintar, desenhar e brincar com bonecos incentiva a criatividade e a imaginação, além de ajudar as crianças na expressão de seus sentimentos.
- A piscina é um espaço muito democrático, que pode atrair crianças e adultos. Esse pode ser um momento muito especial e divertido em família.
- Quebra-cabeças e blocos de encaixar são brinquedos que auxiliam a criança a reconhecer a relação entre forma e tamanho, e ainda desenvolve noções de lógica.
- Os jogos de tabuleiro também propiciam um importante momento de interação familiar e entre amigos, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e a memória.
- Bicicleta, patins e patinetes são estímulos aos movimentos do corpo, conferindo melhor coordenação motora, ganho de força e muita diversão, inclusive para os adultos que participam da brincadeira.
- O playground do condomínio também contém brinquedos, como os balanços, camas elásticas e os escorregadores, que podem fazer a alegria da criançada enquanto elas se exercitam.
Usar instrumentos musicais e cantar são estímulos relevantes para a evolução da fala e do desenvolvimento cognitivo, sensorial e auditivo da criança, além de ajudá-la na expressão de seus sentimentos.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews