Um dia inteiro para celebrar a dedicação de um profissional que, como o nome já indica, zela pelo bom andamento das práticas condominiais: o Dia do Zelador. Comemorado no dia 11 de fevereiro, a data reafirma a importância da figura que, dentro do condomínio, trabalha incansavelmente para manter em dia organização, limpeza, segurança e funcionamento pleno dos equipamentos e ambientes desse empreendimento.
Mas, afinal, quem é o zelador dentro das dependências condominiais? Quais as funções competem a esse personagem-chave na conservação do patrimônio coletivo? Perguntas que muitas pessoas que estão iniciando a vida em condomínio podem não saber das respostas. O PredNews vai ajudar você no entendimento sobre as atribuições desse cargo.
O que faz o zelador?
O papel do zelador é zelar pelo bom funcionamento do condomínio. É dele a responsabilidade pelo sistema elétrico e hidráulico e a garantia da disciplina do local. Ele faz pequenos reparos, verifica a limpeza e organização das áreas comuns, confere o funcionamento dos elevadores e demais equipamentos, sendo, inclusive, responsável pela manutenção preventiva destes equipamentos.
Além disso, o zelador também é responsável por:
- Ter contato direto com o síndico e levar até ele as possíveis reclamações dos moradores;
- Cabe ainda ao zelador controlar os horários de entrada e saída dos outros funcionários do condomínio;
- Distribuir as tarefas e fiscalizar o cumprimento delas;
- Também compete a ele providenciar os materiais necessários para a realização de serviços;
- Além de montar, juntamente com o síndico, a escala de folgas dos funcionários.
Como contratar?
Diante de tantas responsabilidades, é necessário que algumas habilidades sejam priorizadas como perfil profissional para a contratação de um zelador de condomínio. Entre eles: iniciativa para prever problemas antes mesmo que eles aconteçam; noções de segurança para lidar em situações como incêndios e ladrões; noções de funcionamento de equipamentos para observar possíveis problemas e lidar com prestadores de serviços em caso de manutenções; organização e planejamento: para poder lidar com os funcionários e a demanda de toda a comunidade condominial; noções de atendimento a condôminos e visitas externas.
Imagem: Pixabay
Fonte: Redação Prednews