Fitness ganha espaço em condomínios

Mais lidas

A vida fitness tem atraído a atenção de muitas pessoas pelo mundo todo. Se você mora em um condomínio que já possui ou tem pretensão de instalar uma academia, a decisão por essa forma de vida saudável fica ainda mais fácil. Montar uma academia exige, entretanto, cuidados. Usufruir dos seus benefícios também. 

Se o condomínio já conta com uma academia, o usuário desse ambiente deve, antes de iniciar qualquer prática esportiva, procurar um médico para realização de um check-up. Com os resultados dessa investigação em mãos, é hora de sair do sedentarismo e começar a ter uma vida mais ativa. 

Incluir roupas e calçados adequados para a realização de atividades físicas, além de ir devagar são dicas essenciais. Não vale a pena se precipitar, aumentar o ritmo e a carga do exercício para obter resultados mais rapidamente. É necessário respeitar os limites do corpo e considerar que, uma atividade esportiva mal executada pode ocasionar sérios riscos à saúde, tanto quanto não praticá-lo de forma alguma.

Ter por perto um professor de Educação Física é outro ponto importante. Esse profissional dará suporte nos exercícios físicos, garantindo os métodos adequados a serem utilizados para cada pessoa e conferindo mais segurança aos moradores atletas. Sua remuneração pode ser compartilhada entre as pessoas que usam a academia. 

Se o condomínio ainda não possui uma academia montada e pretende criar esse espaço, algumas condições precisam ser seguidas para a compra dos equipamentos e a escolha do local onde ela funcionará. Nessa hora, planejamento é fundamental. O primeiro passo é fazer uma pesquisa com os condôminos para verificar o real interesse deles pela academia, o que permite que seja traçado o perfil de quem utilizará esse espaço e quais aparelhos devem ser adquiridos. A opção por um ambiente bem iluminado e arejado é outro passo relevante nessa montagem.

A próxima etapa é a elaboração de um projeto contendo o número de apartamentos, para um levantamento da estimativa de uso e layout do espaço com equipamentos, acessórios e materiais decorativos (espelhos, som e vídeo, bebedouro e outros). O ideal é que esses equipamentos sejam profissionais, pois além de confiáveis, amenizam gastos com manutenção desnecessária e duram mais tempo. 

O piso da sala deve ser de material emborrachado, para dar mais aderência aos equipamentos e evitar escorregões; e os aparelhos devem estar posicionados a uma distância de 40 cm a 1 m entre si.

Regras de uso

Como em todo lugar de uso comum, na academia do condomínio existem regras a serem seguidas. Para isso, um regulamento deve ser aprovado contendo, por exemplo, dias e horários para frequência e item dando ao usuário a responsabilidade de reposição de peças danificadas. O regulamento deve restringir o acesso da academia apenas aos moradores e determinar que crianças a partir de oito anos sejam acompanhadas por um profissional. O condomínio pode se resguardar com a elaboração de um termo de responsabilidade para que os condôminos assumam estar praticando a atividade física espontaneamente e que se responsabilizam por eventuais danos à saúde. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias