A piscina é convidativa, assim como a quadra de esportes, a churrasqueira e o salão de festas. Para os moradores do condomínio, são ótimos espaços de convivência e lazer, mas e os visitantes, como podem fazer uso desses locais?
Segundo especialistas, não há dispositivo na legislação que proíba ou permita a utilização das áreas comuns do condomínio por visitantes. Assim, essa determinação fica a cargo das normas internas(Convenção e Regimento Interno) de cada empreendimento.
O ideal é que as regras de uso das áreas comuns do condomínio considerem a realidade desse patrimônio comum, ponderando o fluxo de utilização e o tamanho da área de lazer, a quantidade de condôminos, os equipamentos presentes, entre outros aspectos.
Para a segurança patrimonial, o importante é que, tanto condôminos, quanto visitantes conheçam e cumpram essas normas condominiais. Dessa forma, a segurança e a preservação do condomínio merecem uma atenção especial:
Protocolo de segurança
As confraternizações e festas entre condôminos e visitantes podem fragilizar a segurança do condomínio. O aumento do fluxo de visitantes é a principal causa disso, e é preciso cuidado. O esquema de segurança diário adotado pelo condomínio, que inclui identificação na entrada, atenção dos próprios moradores quanto a presença de pessoas estranhas nas dependências condominiais; e o recebimento de pedidos e serviços delivery pelo morador na portaria; deve ser seguido rigorosamente.
Controle dos veículos
O condomínio pode solicitar que os moradores colaborem com um cadastro de veículos. De posse das informações sobre os veículos do prédio, a administração pode ter maior controle sobre a garagem e identificar movimentações suspeitas no local.
Atualização cadastral
Manter atualizados os dados de contato do morador é uma prática válida para a proteção condominial, afinal, isso facilita a comunicação em caso de imprevistos nas unidades vazias. Também é importante atualizar o cadastro de visitantes autorizados na ausência do morador e lembrá-los de verificar se os registros de gás e água estão corretamente fechados, evitando incidentes.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação PredNews