Aconchego e bem-estar. Assim é possível descrever um ambiente que usamos com frequencia quando ele está limpo e higienizado. Além desse bem-estar, a higiene traz consigo uma influência positiva na produtividade das pessoas que transitam e usufruem do espaço. Em empresas, é possível dizer que, um ambiente limpo e organizado contribui para melhores resultados. Em condomínios também.
As percepções positivas provenientes de um ambiente limpo podem gerar maior motivação em seus usuários e estimular melhores performances. Esse ambiente higienizado também tem impacto sobre a saúde e qualidade de vida das pessoas, uma vez que se cria um local livre de bactérias e fungos que podem ser causadores de doenças.
A limpeza traz ainda outra série de benefícios, como encontrar mais facilmente os objetos e equipamentos a serem utilizados, a redução de desperdícios e de eventuais acidentes de trabalho, a otimização do tempo e aumento do foco nas tarefas realmente essenciais, e a elevação do desempenho de gestores e funcionários. Como o bem-estar e a criatividade estão diretamente ligados, é natural relacionar limpeza e capacidade de criação.
Riscos da falta de higiene nos ambientes
Quando a limpeza, higiene e organização não fazem parte da rotina de um local é comum que surjam alguns problemas como: a proliferação de doenças, queda na qualidade de vida, a diminuição da produtividade e capacidade criativa, falta de segurança das pessoas que utilizam o espaço, deterioração dos equipamentos e materiais, entre outros aspectos, que geram custos, reduzem o bem-estar comum e influencia nos resultados.
Limpeza organizada
Em condomínios, para que a limpeza aconteça de forma satisfatória para a administração e para os moradores, é necessário planejamento para organizar e controlar os gastos e o tempo utilizados nesse serviço. Uma equipe de funcionários qualificada é importante para que o planejamento de limpeza do condomínio seja bem executado, garantindo eficiência no trabalho e uso racional dos materiais e equipamentos.
Existem diferentes níveis de limpeza condominial. A limpeza geral é a mais ampla, limpa todas as áreas, principalmente as áreas de grande circulação, como elevadores e halls. A limpeza de manutenção é mais leve, porém implica em uma maior atenção e pode ser feita até mais de uma vez por dia para atingir o objetivo desejado e manter determinadas áreas limpas constantemente. Já a limpeza de conservação é feita em horário comercial, como o recolhimento do lixo na área comum, por exemplo. Um cronograma de limpeza é indispensável para organizar os horários em que a equipe de funcionários deve atuar, evitando transtornos e prejuízos à mobilidade dos moradores.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews