Regras de trânsito também vigoram em condomínios

Mais lidas

A quantidade de automóveis cresce nos centros urbanos e isso acarreta em maior fluxo nas vias públicas. Essa realidade também se aplica aos condomínios. A segurança e a tranquilidade, porém, fazem parte dos atrativos na decisão por morar em um condomínio. Quando um condômino opta por uma unidade condominial como moradia, além da proteção contra a violência, ele procura a liberdade de aproveitar as áreas comuns e os espaços abertos daquele local. É aí que entram as regras de trânsito, que devem ser respeitadas fora, mas também dentro do condomínio.  

Para manter essa sonhada segurança de poder transitar tranquilamente nas vias condominiais, os condutores devem seguir as normas previstas pelo Regimento Interno do condomínio. 

A prudência na circulação de carros e motocicletas nas vias internas do condomínio é indispensável para garantir o sossego dos moradores e evitar acidentes com os mesmos, especialmente com crianças e idosos, público mais vulnerável e propenso a ser vitimado nesses casos. 

Infelizmente, assim como no trânsito externo das ruas e avenidas nas cidades, o comportamento irresponsável de alguns motoristas dentro das vias nos condomínios pode gerar grandes problemas. Para garantir a tranquilidade da comunidade condominial, é importante que a administração adote estratégias disciplinadoras para os condutores. 

Em geral, pelas normas condominiais, a velocidade permitida para estacionamento, tráfego, saída e entrada de veículos varia entre 10km/h a 30km/h. Esse número depende da realidade de cada condomínio, sendo ponderado, inclusive, sua extensão territorial. As placas e orientações com essa e outras informações sobre o trânsito no condomínio devem estar bem visíveis para todos. 

O síndico também pode trabalhar campanhas educativas dentro do condomínio, conscientizando e esclarecendo detalhadamente todas as regras para a circulação de veículos com segurança para pedestres e motoristas. 

Há condomínios que optam por instalar redutores de velocidade e câmeras para controlar o trânsito em suas vias internas. Assim como toda alteração no condomínio, a instalação desses equipamentos deve ser discutida e aprovada em assembleia pelos moradores. 

Apesar das advertências, implantação de equipamentos e aplicação de punições previstas pelas regras condominiais, a conscientização dos condôminos quanto às suas responsabilidades ao transitar com veículo no interior do condomínio é a forma mais eficaz de garantir a segurança de todos, afinal, com consciência social e bom senso, a harmonia do condomínio será reforçada. 

Imagem: Pixabay

Fonte: Redação PredNews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias