Quer conviver melhor com seus vizinhos? Confira dicas para favorecer essa relação

Mais lidas

Barulho, animais, festas, obras, crianças bagunceiras, brigas familiares, falta de cumprimento das regras condominiais. Muitos são os pontos de discórdia e quebra da harmonia coletiva em um condomínio. Não é fácil mesmo conviver diariamente com pessoas de diferentes formações, com personalidades distintas, gostos específicos, rotinas próprias e comportamentos sociais particulares. Mas é preciso que, ao optar por um modelo de moradia onde o compartilhamento de espaços comuns é frequente, seja mantida uma relação saudável, educada e respeitosa entre o conjunto. 

Saber lidar com todas essas diferenças e ter um bom relacionamento com a vizinhança do condomínio é o segredo para alcançar o desejado sossego do lar. Afinal, não se consegue tranquilidade quando há discussões e conflitos diários. 

Gentileza gera gentileza

Ser cordial, educado e gentil é muito importante para garantir o equilíbrio e a boa convivência. Você não precisa ser amigo dos seus vizinhos (o que, claro, seria ainda melhor, tanto para você, quanto para a comunidade condominial de uma forma geral), mas cumprimentar a vizinhança e os funcionários do condomínio, evitar brigas e fofocas, ou segurar a porta do elevador para quem está chegando próximo a ele são exemplos de atitudes pequenas que podem promover um bom relacionamento entre todos.

Respeite as regras você também

Bom senso é a base da convivência dentro e fora das unidades. Não exija do seu vizinho uma atitude que você não toma dentro de casa. Se você considera algumas práticas descabidas, antes verifique se você mesmo não está cometendo nenhuma delas sem se dar conta. 

Por isso, evite música alta, especialmente à noite; não grite; evite o barulho de obra e uso de máquinas fora do horário permitido; deixe para calçar o sapato de salto somente quando estiver saindo de casa; após às 22h, reduza o som e peça que os convidados falem mais baixo durante festas; oriente as crianças sobre o uso correto dos equipamentos e das áreas comuns do condomínio; circule com seu cachorro com coleira e, preferencialmente, leve-o colo no elevador. Se ele for grande, espere que o elevador fique mais vazio ou certifique-se que os demais usuários não se sentirão incomodados. Outra infinidade de ações pode proporcionar um dia a dia mais leve e tranquilo em um patrimônio coletivo. 

Cuidados com o bem comum

Quando todos assumem o compromisso de zelar pelas áreas comuns, seguindo as normas estabelecidas em Convenção e Regimento Interno do condomínio para manutenção e preservação desses espaços, além da valorização patrimonial, a relação entre os moradores sai fortalecida.

Imagem: Freepik

Fonte:Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias