Síndico, capacite-se!

Mais lidas

As demandas na administração de um condomínio aumentam com o passar do tempo, novas regras e determinações legais surgem, além das inovações tecnológicas e alterações nas formas de relacionamento, que também sofrem constantes modificações. “Capacitar é preciso”. Fazendo uma analogia às palavras do poeta Fernando Pessoa, o síndico exerce uma função de muitas responsabilidades e, como tal, deve estar devidamente preparado para ela. 

O comprometimento com o bom funcionamento do condomínio exige do síndico capacitação para alcançar metas e mostrar resultados.  Além de conhecer as leis trabalhistas e as leis referentes a condomínios, o síndico deve ainda conhecer bem a estrutura física, funcionários e moradores do empreendimento que gerencia; organizar constantemente todos os documentos relativos ao condomínio; cuidar da manutenção de todas as áreas condominiais; manter bom relacionamento e comunicação com os moradores e funcionários; entre outras obrigações diárias. 

Com tantos deveres e exigências cada vez maiores dos moradores em uma gestão eficaz e produtiva, seja de um síndico profissional ou síndico do condomínio onde reside, pedem que esse gestor se qualifique com frequência. 

Apesar de não ser uma profissão regulamentada e não existir nenhuma certificação obrigatória para o exercício do cargo, o síndico pode se capacitar participando de palestras, workshops, cursos e outras modalidades de encontros presenciais ou online voltados para as atualidades do seu segmento. 

Os tipos de cursos podem variar muito e devem ser escolhidos conforme a necessidade do gestor e do público com o qual ele deseja lidar. O síndico que está em seu primeiro mandato pode optar por capacitações mais amplas e completas, com conceitos sobre as diversas áreas de uma administração condominial. 

Enquanto que, o síndico mais experiente, que possui prática no cargo e/ou conhecimentos adquiridos em outros cursos, pode selecionar capacitações mais específicas. Nos dois casos, o objetivo maior é que o síndico consiga dialogar com os diferentes personagens que compõem a comunidade condominial. Afinal, qualificado, o gestor pode compreender as deficiências do empreendimento administrado, negociar com fornecedores, solucionar conflitos entre moradores e gerenciar com eficácia o quadro de funcionários do condomínio. 

Cursos de conhecimentos referentes à administração condominial, mas não especificamente voltados para o mundo dos condomínios também podem contribuir na formação de um síndico que busca melhores resultados. Capacitação em comunicação, finanças e gestão de pessoas são exemplos de áreas relacionadas à gestão de empreendimentos desse tipo. 

Antes de selecionar a capacitação que deseja fazer, é importante que o síndico procure referências sobre a instituição que está ofertando o curso, os instrutores e o conteúdo que deverá ser trabalhado.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias