Rotina, segundo o dicionário, é uma sequência dos procedimentos, dos costumes habituais. É comum que esse termo esteja associado à características como estresse e problemas. Em condomínios, se mal administrada, a rotina do síndico e de seus moradores pode, de fato, se tornar um verdadeiro drama.
A boa notícia é que ações simples podem fazer muita diferença no cotidiano de uma comunidade condominial. Por isso, para facilitar o dia a dia de quem mora e/ou administra um condomínio, o PredNews listou algumas dicas práticas e eficazes:
- Ter conhecimento da legislação vigente: ações trabalhistas sem procedência ou ilegalidades cometidas por moradores podem ser solucionadas com maior rapidez quando se possui conhecimento sobre as leis que regem o município, o Estado e o país. Fique atento para as constantes atualizações e adequações que as leis sofrem.
- Conte com um Regimento Interno bem elaborado: O Regimento Interno é um dos documentos mais importantes do condomínio. Com ele, é possível organizar a convivência entre a comunidade condominial, garantindo mais igualdade de direitos e obrigações entre todos.
- Participação nas reuniões condominiais: Se você é morador, é fundamental compreender a importância de participar das assembleias do condomínio, afinal, esse é o momento de definir questões relevantes para todos. Se você é síndico, adote estratégias para estimular a frequencia dos condôminos nas assembleias, tornando o encontro mais leve, produtivo e convidativo.
- Fortalecimento da comunicação: Quando os moradores, funcionários e a administração do condomínio estabelecem uma boa comunicação é natural que haja um bom relacionamento entre eles. Promover eventos culturais, criar grupos de leitura, caminhada, corrida ou ciclismo, além de outras práticas esportivas, são exemplos de ideias que podem fortalecer a interação e a comunicação entre os condôminos e síndicos.
- Investimento em segurança: O dia a dia do condomínio também pode ser otimizado com o investimento em estratégias e equipamentos de segurança. Câmeras, portões eletrônicos, alarmes, sensores e outros dispositivos podem facilitar a rotina condominial.
- Capacitação dos funcionários: O cotidiano do condomínio depende ainda de uma equipe qualificada de funcionários, que auxiliem na limpeza e organização das dependências condominiais. Um ambiente limpo e em ordem proporcionam maior bem-estar, qualidade de vida e saúde para moradores, visitantes e administração.
Com a atenção da administração, cumprimento das regras condominiais e esforço coletivo de todos que moram ou trabalham no condomínio, a rotina desse ambiente pode se tornar mais agradável.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews